Ação de conscientização de controle do câncer de mama

Abertura das atividades é neste sábado (5/10), de 8h às 13h

Notícia Principal - 04/10/2019, 10:33:07 - Repórter: - Foto: Divulgação

Outubro é o mês dedicado à conscientização sobre a saúde da mulher. Em Contagem, o mês será celebrado com diversas ações. A abertura do Outubro Rosa na cidade será neste sábado, a partir das 8h. Durante toda a manhã a população poderá participar de atividades físicas (ginástica, yoga, aulas de ritmos), cuidar da saúde, receber orientações sobre saúde da mulher, assistir a peças de teatro. O objetivo da abertura do Outubro Rosa é conscientizar a população sobre prevenção.

OUTRAS AÇÕES

Durante todo o mês, a Secretaria de Saúde de Contagem promoverá ações de conscientização às mulheres. Uma delas será no dia 23 de outubro. Todas as 77 Unidades Básicas de Saúde (UBS) vão promover o “Dia D – de Cuidado com a Saúde da Mulher”. As atividades irão integrar as pacientes. Elas participarão de rodas de conversa, consultas, coleta de exames de prevenção de colo de útero, vacina HPV, orientações de planejamento familiar, avaliação odontológica, rastreamento para doenças crônicas e solicitação de mamografia de rastreamento para mulheres acima de 50 anos.

PROCEDIMENTO DE HISTEROSCOPIA

Outra conquista para as mulheres é o novo serviço que o município passa o ofertar. A partir de agora as pacientes de Contagem contam o procedimento de histeroscopia. O município conta com o equipamento que diagnostica e trata os problemas no útero. Algo inédito em Contagem. Com isso, as mulheres não precisam se deslocar até a capital para fazer o procedimento. A média é atender 50 pacientes por mês. O procedimento é ofertado no Complexo Hospitalar de Contagem.

O OUTUBRO ROSA

O Outubro Rosa é um Movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama. A celebração foi criada no início da década de 90, pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

Notícia Principal - 04/10/2019, 10:33:07 - Repórter: - Foto: Divulgação

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação