Após a urbanização, o convite para que a população ajude a cuidar da cidade

Coordenadora do Transformar Contagem, primeira-dama visita obras e planeja projetos sociais para conscientizar as pessoas da importância das melhorias

Desenvolvimento Social - 03/10/2019, 15:49:40 - Repórter: - Foto: Cassio Matias

A comitiva da Prefeitura visitou várias obras

Contagem se transformou em um canteiro de obras de infraestrutura urbana e mobilidade, com investimento recorde na história do Município, que supera R$ 1,2 bilhão. A proposta da Prefeitura é dar mais qualidade de vida à população, atendendo anseios históricos. Paralelamente às intervenções, é preciso criar nas pessoas o sentimento de pertencimento. Para isso, o “Movimento Transformar Contagem” foi a campo avaliar as obras e criar projetos permanentes de conscientização dos moradores.

Coordenadora-geral do “Transformar Contagem”, a primeira-dama Luciana de Freitas visitou intervenções do programa “Obra na rua – É rápida, é sua” no córrego pica-pau e Vila dos Porcos (na regional Eldorado), Vila Riachinho (Sede) e avenida Campina Grande (Nacional). Também vistoriou a 1ª Escola em Tempo Integral de Contagem, em fase de acabamento no bairro Arvoredo (regional Ressaca), que vai atender a partir de fevereiro de 2020 mais de 2 mil alunos. Parte das visitas foi acompanhada pelo prefeito Alex de Freitas.

A primeira-dama tem papel fundamental na atual gestão municipal, contribuindo efetivamente nas decisões e implantação de políticas públicas da cidade. Ela desempenha função na área social, que prioriza o bem-estar coletivo. O “Transformar Contagem” lançou um aplicativo para conectar pessoas em torno de uma corrente do bem.

“Nosso projeto tem o intuito de criar elos e gerar um engajamento entre quem pode ajudar e quem precisa de ajuda. É um movimento em favor do sentimento de solidariedade, para conectar diferentes setores da sociedade. Por isso, resolvemos visitar os locais que estão recebendo as melhorias reivindicadas há anos e identificar as necessidades para desenvolvermos um trabalho efetivo com a população, para que todos tenham orgulho e consciência de que é preciso cuidar e fiscalizar as melhorias que estão sendo feitas”, destaca Luciana Braga.

Evolução

O prefeito gostou da evolução das melhorias. “Cada vez que visito as obras, que estão a todo vapor na cidade, fico satisfeito ao ver a progressão e sinto que as pessoas não têm mais a sensação de abandono. A mudança da realidade enche meu coração de alegria. A cidade se transformou em um verdadeiro canteiro de obras, com isso estamos resgatando a dignidade das pessoas e o Movimento Transformar Contagem vai contribuir bastante com esse resgate”, destacou. Alex estava acompanhado do vice-prefeito William Barreiro.

Engenheiros da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (Semobs) detalharam em que fase cada obra está e mostraram o projeto para que as pessoas pudessem compreender a particularidade de cada intervenção. “O Movimento Transformar Contagem trabalha com o sentimento das pessoas, a elevação de espírito e faz mobilização social com formação construtiva da opinião pública. Por isso é importante que acompanhe sempre as diversas obras, sobretudo para desenvolver a percepção, primeiramente, do empreendedorismo da atual administração, do volume de obras que temos na cidade, e também a percepção de que a prioridade é social, são obras que viabilizam a urbanização”, destacou o secretário Municipal de Obras, João Batista Mares Guia.

A Prefeitura iniciou o “Obra na rua – É rápida, é sua” em abril. Serão dezenas de intervenções nos dois próximos anos. Algumas já foram concluídas e entregues à população. As obras abrangem saneamento, pavimentação, limpeza urbana, mobilidade e iluminação e são executadas simultaneamente nas oito regionais da cidade.

Desenvolvimento Social - 03/10/2019, 15:49:40 - Repórter: - Foto: Cassio Matias
Tags:

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação