Festa de Nossa Senhora do Rosário, celebrada pela Comunidade dos Arturos, inicia neste sábado (5)

A comemoração será marcada por cortejos, atividades congadeiras, desfile de Guardas de Congo, além da tradicional Missa Conga. Confira a programação completa na matéria

Direitos Humanos - 02/10/2019, 16:41:38 - Repórter: - Foto: Divulgação

Mais uma vez, Contagem se prepara celebrar uma das mais tradicionais festas da cidade, a Festa de Nossa Senhora do Rosário. Promovida pela Comunidade Quilombola dos Arturos, com o apoio da Prefeitura de Contagem, a festividade, neste ano, começa no sábado (5/10) e vai até segunda (7/10). A programação será marcada por cortejos, atividades congadeiras, desfile de Guardas de Congo, além da tradicional Missa Conga, entre outras celebrações culturais e religiosas, que fazem parte da rica história da Comunidade dos Arturos.

Segundo o superintendente de Políticas para Promoção da Igualdade Racial e líder da Comunidade Quilombola dos Arturos, Jorge Antônio dos Santos, a festividade é uma forma de agradecer a Nossa Senhora do Rosário por todos os momentos que ela, por meio da fé, ajudou os negros na época da escravidão. “A história dos negro e escravos com a Nossa Senhora do Rosário é algo muito lindo, pois foi através da devoção para com ela, que os negros encontraram forças para resistir à escravidão e a todo sofrimento daquela época. A fé, que nossa ancestralidade teve tanto com o sagrado africano quanto com a religiosidade do catolicismo, fomentou ações que ajudaram a eliminar o sofrimento do povo negro no país. Portanto, é uma honra poder mostrar nossa gratidão a ela e, também, aos demais santos de devoção do povo negro”, destacou.

Para o superintendente, a festa é uma forma de dar continuidade às manifestações culturais que eles trazem dos ancestrais , além de ser um momento de devoção à santa e celebração da liberdade. “Apesar de termos uma comemoração específica no mês de maio, toda voltada à abolição da escravatura no Brasil, nós também comemoramos a qualquer época a abolição. Isso está presente nos toques, no som dos nossos tambores, nos cantos que são executados por nossos congadeiros, na nossa dança e em nossas manifestação de fé e devoção. Por isso, na celebração de Nossa Senhora do Rosário, além de podermos louvar, também demonstramos e agradecemos a liberdade do nosso povo”, finalizou.

Neste ano,  estima-se que 3 mil pessoas vindas de várias regiões do país participem das comemorações de Nossa Senhora do Rosário. O público acompanhará ao longo dos três dias diversas manifestações culturais em homenagem à santa de devoção da comunidade. É esperado que 20 grupos de Congado dos Arturos se apresentem durante a festividade.

Comunidade

A Comunidade Quilombola dos Arturos é uma das mais antigas comunidades de Minas Gerais, sendo a mais velha com mais de 128 anos. Em sua 6ª geração, a Comunidade dos Arturos é a mais tradicional comunidade quilombola do município. Sua nova geração, vem trazendo de seus ancestrais várias manifestações culturais e religiosas como o candomblé, congado, batuque, a Festa do João do Mato e a Folia de Reis. Recentemente, foi acrescentado a essa tradição, o grupo de percussão e dança afro Arturos, filhos de Zambi. Hoje, a estimativa é que tenham mais de 120 famílias de Arturos morando em Contagem.

Confira a programação da Festa de Nossa Senhora do Rosário:

DIA 5/10 – SÁBADO

19h: Hasteamento das bandeiras na Casa de cultura Nair Mendes Moreira – Pça. Vereador Josias Belém, nº 1, Centro de Contagem.

19h30: Hasteamento de Bandeiras no adro da igreja do Rosário e na comunidade dos Arturos com as guardas de Congo e Moçambique. Após, acontecerá quermesse no adro da Igreja e apresentação musical.

DIA 6/10 – DOMINGO

4h: Festa da Matina na Comunidade dos Arturos.

8h: Encontro das Guardas de Congado do interior de Minas Gerais no entorno da Igreja N. Srª. do Rosário (B. Alvorada).

8h30: Oração do Santo Terço.

9h: Celebração Eucarística na Igreja N. Srª. do Rosário (B. Alvorada). Preside: Pe. Antônio José Gouveia (Pároco).

11h: Missa conga com a participação das Guardas de Congado de MG. Preside: Padre Antônio José Goveia (Pároco).

12h: Desfile de todas as Guardas de Congo para a Comunidade dos Arturos. 13h: Almoço para as Guardas.

15h: Cumprimento de promessas na Comunidade dos Arturos.

18h: Procissão em honra a Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e Santa Efigênia (saindo da comunidade do Arturos em direção à Igreja N. Srª. do Rosário – B. Alvorada).

19h: Celebração Eucarística de Encerramento da Novena na Igreja N. Srª. do Rosário (B. Alvorada), (Logo após, procissão luminosa com Nossa Senhora do Rosário no entorno da Igreja). Preside: Padre Antônio José Goveia (Pároco).

DIA 7/10 – SEGUNDA-FEIRA

10h: Celebração Eucarística na Comunidade dos Arturos (B. Alvorada). Preside: Pe. Fábio Henrique de Soto, CSS (Paróquia São Gaspar Bertoni – BH).

12h: Almoço na Comunidade dos Arturos. 16h: Cortejo das Guardas para a Igreja N. Srª. do Rosário (B. Alvorada).

21h: Descimento dos mastros e encerramento das Atividades na Comunidade dos Arturos Comunidade dos Arturos Rua da Capelinha, 50 – Jardim Vera Cruz

Endereço:

Igreja matriz de Nossa Senhora do Rosário:  rua Cristóvão Macedo, 578 – Alvorada

Casa da Cultura Nair Mendes Moreira: Praça Vereador Josias Belém, 1 – Centro

Direitos Humanos - 02/10/2019, 16:41:38 - Repórter: - Foto: Divulgação