“Amigo planta” foi uma das atividades da Semana da Pessoa Idosa, em Contagem

Ao invés de bens materiais, o idoso foi presenteado com uma planta. Durante um mês, ele terá que cuidar da planta e lembrar de quem o presenteou

Direitos Humanos - 02/10/2019, 15:37:20 - Repórter: - Foto: Raquel Lopes

Milhares de idosos do município participaram de atividades especiais durante a Semana da Pessoa Idosa. Na última segunda-feira (30/9), por exemplo, eles tiveram a oportunidade de vivenciar uma nova experiência no evento “amigo-planta”, promovido no Espaço do Saber, região do Eldorado. “Fizemos uma dinâmica parecida com amigo oculto. Porém, no lugar de bens materiais, o colega foi presenteado com uma planta. A partir de agora, todos os idosos que participaram terão que cuidar da planta que receberam, assim, irão lembrar com carinho da pessoa que o presenteou”, explicou a coordenadora do espaço, Sara Ani. De acordo com ela, em um mês eles voltarão a se reunir  para saber como está cada planta.

No evento, a medida que cada idosa recebia sua planta, ele também ganhava um abraço afetuoso. “Eu sou apaixonada por plantas e prometo cuidar dessa que ganhei com muito carinho. Obrigada Lígia pelo presente”, agradeceu a aposentada Maria da Glória. Elaine de Fátima, 60 anos, ficou muito feliz com quem tirou no sorteio. “Tenho certeza que Deus me deixou tirar essa amiga flor porque estou tentando me aproximar dela. Quero muito amá-la, cada dia mais”, ressaltou Elaine, referindo-se à sua colega Cidinha”.

Ao final da brincadeira, o grupo homenageou e presenteou com uma planta a superintendente da Pessoa Idosa, Maria Fontana. “Adoro plantas, então amei o presente. Gostei muito dessa ideia, pois cultivar e preservar a natureza é retribuir a Deus a obra que ele fez. Não tenham medo de envelhecer, abracem e sejam muito felizes. Parabéns a todos vocês pelo carinho que têm uns pelos outras. É lindo de ver”, disse.

Semana da Pessoa Idosa

Do dia 24 de setembro a 1 de outubro, Contagem celebrou a Semana da Pessoa idosa, por meio da Superintendência de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania e do Conselho Municipal do Idoso Durante. Palestras, bailões, apresentação teatral, bingo, amigo planta e outras atividades fizeram parte da programação da terceira idade que freqüentam o Espaço do Saber, no Eldorado; o Espaço Bem Viver Mário Covas, no Central Park; o Espaço Bem Viver Luis Palhares, em Nova Contagem. A semana teve o objetivo dar visibilidade à temática do envelhecimento, promover a inclusão social do idoso, contribuir para o aumento da autoestima e combater o isolamento social e a depressão.

A Semana do Idoso faz parte do calendário oficial de eventos do município, sendo promovido em comemoração ao Dia do Idoso (1º de outubro). A data foi instituída em dezembro de 2006, pela Lei nº 11.433 em homenagem à criação Estatuto do Idoso, também ocorrida no dia 1º de outubro, porém em 2003. “Para nós, da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, é de grande satisfação ver o sorriso em cada um dos idosos da nossa cidade. A Prefeitura de Contagem, na gestão do prefeito Alex de Freitas, tem como uma das prioridades promover cada vez mais qualidade de vida a essa geração, tão bonita que é a terceira idade”, disse o secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Marcelo Lino.

Direitos Humanos - 02/10/2019, 15:37:20 - Repórter: - Foto: Raquel Lopes

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação