Programa Vida Saudável celebra 20 meses de atividades voltadas aos idosos

O programa busca oportunizar a prática de atividades físicas e recreativas para o cidadão idoso, estimulando a convivência social, a formação de lideranças comunitárias, a pesquisa e a socialização do conhecimento, contribuindo para que o esporte e o lazer sejam tratados como políticas públicas e direito de todos

Direitos Humanos - 01/10/2019, 11:54:41 - Repórter: - Foto: Divulgação

O Programa Vida Saudável promoveu evento de impacto, na sexta-feira (27/9), no Ginásio Califórnia, em celebração aos 20 meses de atividades dos núcleos do programa. O evento, que também fez parte das comemorações da Semana da Pessoa Idosa, teve como objetivo chamar a atenção para a necessidade de municipalização do programa, para o ano de 2020. Durante 20 meses de programa, 2600 idosos dos 13 núcleos, iniciados em 2018, foram beneficiados com atividades físicas e recreativas, passeios e várias outras ações.

Presente no evento que reuniu cerca de 400 pessoas, o secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Marcelo Lino, agradeceu o empenho de cada um que promoveu a comemoração e aos beneficiários dos núcleos. “É um prazer encontrar todas as pessoas que trabalham cotidianamente pra que o idoso tenha qualidade de vida em Contagem. Venho reforçar que o governo do prefeito Alex de Freitas tem o compromisso com a população idosa para que ela tenha cada vez mais acesso e atendimentos de qualidade”, disse.

“Agradeço a secretaria, a coordenadora geral, Érica Carmo, os coordenadores dos núcleos, os agentes sociais e estagiários por todo comprometimento, companheirismo e amizade. Agradeço também, com carinho, a presença de todos que se disponibilizaram a participar deste evento. Obrigada a vocês, beneficiários, por prestigiarem nosso trabalho e estarem conosco nesses 20 meses com muitos passeios, alegrias, eventos, boas lembranças e muitos desafios”, reforçou a coordenadora pedagógica do programa, Luciana Miranda.

A coordenadora do Núcleo Colúmbia, Luciana Pereira da Silva, ficou contente pela reunião dos núcleos. “Quero agradecer a cada beneficiário que são extremamente participativos, a toda a equipe e àquelas pessoas que, de alguma forma, colaboraram para o acontecimento do PVS. O nosso evento tem caráter social, onde estamos relembrando todas as nossas atividades, fazendo um verdadeiro flashback”, comentou.

Durante o evento, os participantes de cada núcleo fizeram lindas apresentações culturais e expuseram trabalhos artesanais, produzidos por eles nas oficinas realizadas nos núcleos do programa. Ao final do encontro, o púbico se divertiu com um baile dançante ao som da Banda da PMMG. Maria das Graças, 56 anos, frequenta o Núcleo Perobas há seis meses. “Muita coisa mudou desde que entrei no programa. Estava quase entrando em depressão e hoje estou ótima. Tudo que eles oferecem é importante, tanto para a saúde mental quanto para a física. Nós distraímos, divertimos e conhecemos pessoas novas”, compartilhou.

Após emagrecer 10kg em quatro meses, Rita de Cássia, 55 anos, disse que sua vida é outra após participar das atividades no Núcleo Cras Industrial. “Minha vida mudou completamente, tanto o físico, o psicológico e a vida familiar dentro de casa. Eu era muito agitada, depois fiquei mais leve e tranquila. Não perco nenhuma atividade e nenhum evento. A semana da pessoa idosa é muito bacana, pois nos mostra que temos que aproveitar e ter uma vida ativa e saudável”, opinou.  Outra beneficiária presente foi Ozilia Justina, do Núcleo Maria de Nazaré. “Durante esse tempo do programa foi maravilhoso. Muitas pessoas que se sentiam solitárias em casa vão para o programa e é transformador. Aprendemos muita coisa e aprendemos, principalmente, a lidar melhor com as diferenças e com o próximo”, afirmou.

Programa Vida Saudável

Na sua essência, o programa busca oportunizar a prática de atividades físicas e recreativas de esporte e lazer e culturais para o cidadão idoso, estimulando a convivência social, a formação de gestores e lideranças comunitárias, a pesquisa e a socialização do conhecimento, contribuindo para que o esporte e o lazer sejam tratados como políticas públicas e direito de todos. As diretrizes e o planejamento pedagógico do Programa Vida Saudável preveem, além das atividades de esporte e lazer, artes e cultura nos núcleos, a realização de eventos que envolvam todos os participantes do programa.

De acordo com a coordenadora geral do Programa Vida Saudável de Contagem, Érica Carmo, este é um evento importante, previsto nas diretrizes do programa como uma ação de impacto que deve ser realizada próxima do fim dos 20 meses de execução do programa nos núcleos. A demanda pela continuidade vem dos excelentes resultados observados junto ao público atendido, as metas de participantes e de frequência nas oficinas em constante monitoramento, além do sucesso de uma metodologia de implementação de política pública em que são cruciais a formação contínua dos profissionais que atuam nos núcleos e a participação direta dos beneficiários na sua execução.

Ainda de acordo com Érica, com a proximidade do fim do convênio em fevereiro de 2020, a gestão do Programa Vida Saudável e a Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania têm procurado articular os atores relevantes no município para uma estratégia que permita a continuidade do programa, com equipes qualificadas e atenciosas para o atendimento às pessoas idosas.

Direitos Humanos - 01/10/2019, 11:54:41 - Repórter: - Foto: Divulgação

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação