Guarda Civil de Contagem e forças de segurança combatem receptação de equipamentos e capturam armas e criminosos

A operação, denominada “Choque de Ordem II”, cumpriu 12 mandados de busca e apreensão em Contagem, Belo Horizonte e Betim

Defesa Social - 30/09/2019, 11:38:24 - Repórter: - Foto: Divulgação

Na quinta-feira (26/9), a operação “Choque de Ordem II”, feita conjuntamente pela Guarda Civil de Contagem (GCC) e outras forças de segurança, apreendeu equipamentos relacionados a serviços públicos, munições e armas de fogo em Contagem e outras cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Quatro homens foram presos, sendo que um foi preso em seu estabelecimento comercial em Contagem e o outro em residência na Lagoa da Pampulha. Ambos têm galpões em Contagem. Os demais foram presos em Betim e BH.

A operação teve o objetivo de combater a receptação de equipamentos de transmissão de dados das empresas de telecomunicação e energia elétrica, como fios de cobre e de materiais relacionados a aparelhos e serviços públicos, como cabos de energia.

A “Choque de Ordem II” ocorreu simultaneamente em Contagem e Belo Horizonte e contou com a integração das guardas municipais desses municípios, com a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), com a Polícia Ferroviária Federal e fiscais desses municípios e da Receita Estadual. É a segunda vez que a operação é realizada na capital mineira e na RMBH, com a integração das polícias e órgãos citados.

A ação foi iniciada pela manhã para cumprimento de 12 mandados de busca e apreensão a residências e sucatarias. Foram apreendidos cerca de 210 kg de cobre de fios furtados em BH e RMBH, 38 baterias, duas armas de fogo, 22 componentes de torre de telecomunicações e dez toneladas de cabos de energia sem comprovação.

O grupamento de Rondas Ostensivas Municipal (ROMU) e a guarnição diária do 3° Comando Regional da GCC atuaram decisivamente na apreensão de armas de fogo, como uma 9mm com numeração raspada da empresa austríaca Glock, um revólver calibre 32 e munições em um galpão localizado na Regional Ressaca.

Disque: 153

Defesa Social - 30/09/2019, 11:38:24 - Repórter: - Foto: Divulgação

Operação “Choque de Ordem II” – Combate a receptação de transmissão de dados das empresas de telecomunicação e energia elétrica