Gestão dos Resíduos Sólidos é debatida durante fórum municipal

Ciclo de debates apresentou novos métodos e práticas que ajudarão na melhoria da coleta seletiva e destinação de resíduos sólidos no município

Meio Ambiente - 27/09/2019, 15:01:34 - Repórter: - Foto: Túlio Andrade

Na última quarta-feira (25/9) foi promovido o 2º Fórum Gestão Municipal de Resíduos Sólidos: Sua Cidade no Caminho da Sustentabilidade. A realização do evento foi uma inciativa da Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD), em parceria com o Instituto de Referência a Resíduos (IRR) e apoio do Centro Industrial e Empresarial de Minas Gerais (CIEMG).

Com o objetivo de estimular a reflexão, inclusão e propor novas práticas relativas ao trabalho dos catadores, e apresentar outras oportunidades com base na reciclagem, o Fórum teve início com uma apresentação do coral formado por catadoras da Associação Rede Solidária de Contagem (COOPERCATA) e da Associação de Catadores Autônomos de Materiais Recicláveis de Contagem (ASMAC). Após a apresentação cultural, os painéis de debates tiveram início com a apresentações dos projetos voltados à área de saúde ambiental, realizados pela Fundação Nacional de Saúde (FUNASA). A exposição foi feita pelo engenheiro Luiz Valarini Filho, chefe da Divisão de Engenharia de Saúde Pública da fundação.

Na sequência foi a vez do secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, professor Wagner Donato falar sobre as políticas ambientais do município. O secretário destacou a proteção da bacia de Vargem das Flores. “Estamos combatendo a ocupação irregular, os loteamentos clandestinos e o descarte totalmente irregular de resíduos sólidos. Inclusive, vamos ampliar a coleta seletiva na região de Vargem das Flores”, destacou.

Logo após, foi apresentado o novo aplicativo: o ReciClick, que irá levar informação à comunidade com notícias, informações e orientações, como a rota do caminhão de recolhimento, o material a ser recolhido, etc. O superintendente de Planejamento em Resíduos Sólidos da Semad, João Batista de Lima Filho, apresentou um balanço geral de todas as ações relativas à coleta de rejeitos no município e apresentou o plano municipal de metas e resultados para os próximos anos.

Finalizando os painéis, o representante da COOPERCATA, Joílson de Sá Almeida, e da ASMAC, Isabel de Paula Souza, apresentaram um histórico das instituições, suas conquistas e os maiores desafios. “Hoje o nosso maior desafio é conseguir mercado para alguns tipos de materiais, como o isopor, além de melhorar o baixo preço pago pelo vidro, por exemplo”, destacou Joílson. Ao final, foi aberto espaço para debate com o publico presente, com perguntas e respostas.

Meio Ambiente - 27/09/2019, 15:01:34 - Repórter: - Foto: Túlio Andrade