Catadores de material reciclável fazem passeata na João César de Oliveira

Meio Ambiente - 24/09/2019, 15:30:40 - Repórter: - Foto: Túlio Andrade

As associações de catadores de material reciclável Coopercata e Asmac, que trabalham em parceria com a Prefeitura de Contagem, realizaram na segunda-feira (23/9), uma passeata que percorreu uma grande parte da avenida João César de Oliveira, no bairro Eldorado.

A caminhada foi coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), em parceria com o Instituto de Referência em Resíduos (IRR), e contou ainda com o apoio da Transcon e da Copasa. O evento marcou o início das operações de coleta seletiva na extensão da avenida, como explica o superintendente de Planejamento em Resíduos Sólidos da Semad, João Batista. “Nós fizemos uma ação junto aos comerciantes da região, solicitando a eles que separassem os resíduos recicláveis e os entregassem aos catadores associados. Também conseguimos trazer para as associações, aqueles catadores que agiam de forma independente. Dessa forma, garantimos uma coleta organizada e bem feita”, destacou.

A coleta seletiva é uma importante fonte de renda para trabalhadores cooperados, além disso, é primordial para aumentar a longevidade do aterro sanitário de Contagem, na medida em que desvia boa parte dos resíduos sólidos para o reaproveitamento. A passeata iniciou o percurso em frente ao Big Shopping e terminou na Praça Paulo Pinheiro Chagas, onde o evento foi encerrado com uma exposição de artesanato feitos a partir de materiais recicláveis.

Meio Ambiente - 24/09/2019, 15:30:40 - Repórter: - Foto: Túlio Andrade