Controlador de Contagem será condecorado com o prêmio Transparência e Fiscalização Pública

Motivo é a criação do Selo de Integridade de Contagem pela Controladoria Geral do município

Controladoria - 23/09/2019, 16:25:13 - Repórter: - Foto: Elias Ramos

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC) da Câmara Federal vai condecorar o controlador geral da Prefeitura de Contagem, Weber Dias Oliveira, com o prêmio Transparência e Fiscalização Pública, na categoria Governamental. O nome de Weber foi definido no último dia 18, e a honraria é concedida em reconhecimento à criação do Selo Integridade de Contagem (SIC), desenvolvido pela Controladoria Geral da Prefeitura em 2018. O Selo é concedido a empresas que adotam relações comerciais pautadas na ética, padrões e normas de boa conduta.

O Prêmio

Criado pela Câmara de Deputados em Brasília, o prêmio é concedido há 16 anos a entidades e a pessoas nas esferas federal, estadual e municipal que se destacam pela clareza e eficiência na gestão administrativa, patrimonial e financeira dos recursos públicos. A entrega do prêmio será em Brasília, na Câmara dos Deputados, em data a ser divulgada.

Satisfeito com a indicação do seu nome e de Contagem, que ocorreu em meio a outras cidades do mesmo porte de todo o país, Weber Oliveira disse que se sente honrado pelo reconhecimento e estende o prêmio ao prefeito Alex de Freitas, que segundo o controlador, “vem dando, desde 2017, apoio, suporte e liberdade técnica a todos os programas de transparência executados ou em execução pela Controladoria Geral da Prefeitura”. Estende o prêmio também à equipe da Controladoria, ao Núcleo de Transparência e ao setor de Auditoria Geral, especialmente, pela construção e execução do Selo de Integridade; que motivou a homenagem.

“Agradeço as outras secretarias, como Planejamento (Seplan) e Comunicação e Transparência (Secom). Esta última criou uma identificação visual ao selo e a sua plataforma online para que as empresas a utilizem e pleiteiem para recebê-lo”, destacou o controlador, para quem, o prêmio mostra que Contagem está no rumo certo com programas “que não são só de gavetas, “mas construídos, executados e que dão frutos”.

Weber também disse que a homenagem com o prêmio Transparência e Fiscalização Pública é um reconhecimento, “talvez o maior do trabalho que Contagem vem fazendo”, por parte da Comissão Financeira e de Controle da Câmara de Deputados. “Estamos orgulhosos pelo prêmio em si, e também porque o município avança em programas e na divulgação dos dados financeiros da Prefeitura, com a população podendo ter acesso sobre como os gastos públicos são feitos, se tornando um fiscal, um auditor que nos auxilia a buscar uma efetiva eficiência no controle e na divulgação dos gastos”.

O Selo/2019

O Selo Integridade de Contagem foi criado em 2018 sob a coordenação de Weber D. Oliveira e tem embasamento na Lei Anticorrupção (12.846 de 2013), também chamada de Lei Empresa Limpa. O objetivo é fomentar as ações de integridade e valorização, divulgando e premiando empresas que adotam boas práticas, principalmente, nas relações com a Administração Pública municipal e que também praticam ações de responsabilidade social e/ou ambiental.

Neste ano de 2019, o Selo de Integridade está em execução numa fase em que as empresas e órgãos inscritos preenchem formulários e apresentam documentos. Para este ano, a Controladoria geral aprimorou sua plataforma online, a metodologia e requisitos voltados para a realidade municipal, inclusive para micro e pequenas empresas.

Os nomes das empresas aptas a receber o SIC serão divulgados no dia 30 de novembro. O Selo de Integridade de Contagem (SIC) em placa e certificado, será entregue em evento a se realizar no dia 10 de dezembro (em local a ser divulgado), numa comemoração ao Dia Internacional de Combate à Corrupção (9/12), numa inserção de Contagem nos variados eventos comemorativos à data no Brasil e no mundo.

Controladoria - 23/09/2019, 16:25:13 - Repórter: - Foto: Elias Ramos