Rede de urgência e emergência de Contagem adota metas de segurança internacional para atendimento na saúde

Metas são preconizadas pela Organização Mundial da Saúde

Notícia Principal - 18/09/2019, 14:36:17 - Foto: Bruna Alves

No dia 17 de setembro foi celebrado o Dia Mundial da Segurança do Paciente. A data tem como objetivo sensibilizar profissionais de saúde e população para um dos pilares mais importantes da assistência: o atendimento seguro aos pacientes.

Desde o início do ano, a rede de urgência e emergência de Contagem, conta com ações do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), que visam estabelecer as seis metas internacionais preconizadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). São elas: Identificação Correta dos Pacientes; Comunicação Efetiva; Melhorar a Segurança dos Medicamentos; Cirurgia Segura; Redução do risco de infecções associadas aos cuidados em saúde; e Prevenção de danos decorrentes de quedas.

A coordenadora Regional do NPS, Sara Regina Ferreira, explica que essas diretrizes visam diminuir os índices de riscos e dos erros nos cuidados de saúde. “É por meio das seis metas de segurança que alcançamos a qualidade na assistência, aperfeiçoamos a habilidade profissional e o paciente tem sua saúde restabelecida sem agravos”.

Segundo o Instituto Para a Segurança do Paciente, 134 milhões de eventos adversos ocorrem devido a cuidados inseguros em países de baixa e média renda, o que contribui para que 2,6 milhões de pessoas venham a óbito anualmente. Buscando evitar que esses fatos ocorram, as equipes assistenciais das unidades de pronto atendimentos (UPA’s), do Hospital Municipal de Contagem José Lucas Filho e Centro Materno Infantil Juventina Paula de Jesus passam regularmente por capacitações desenvolvidas pelo Núcleo de Segurança do Paciente.

Entre as ações para cumprimento das metas internacionais, já implementadas nas unidades de Contagem, está a Identificação Correta dos Pacientes. Nelas são utilizadas a pulseira de identificação do paciente e o display no leito, que consiste em uma placa personalizada contendo as informações essenciais do paciente (nome, data de nascimento, responsável, observações importantes, etc) para uma assistência segura.

Outra atividade relacionada à segurança do paciente é a notificação de eventos adversos. Os formulários são instrumentos para mensuração dos índices de ocorrência na assistência e fundamentais para melhoria dos processos assistenciais.

A coordenadora Sara Ferreira reforça que paciente, acompanhantes e profissionais da saúde devem atuar juntos no processo de prevenção. No caso dos pacientes e acompanhantes, o apoio recomendado é de fazer perguntas sobre o atendimento, certificando-se durante todo o atendimento que os procedimentos estão sendo realizados conforme o informado pela equipe.

Notícia Principal - 18/09/2019, 14:36:17 - Foto: Bruna Alves