Palestra sobre resíduos sólidos abre programação da Semana Florestal

Na ocasião, também foi debatida Política Nacional de Resíduos Sólidos e Programa de Coleta Seletiva, bem como, o que Contagem vem fazendo para avançar nestas questões

Meio Ambiente - 17/09/2019, 15:42:15 - Repórter: - Foto: Túlio Andrade

O Centro de Referência de Coleta Seletiva Reciclar, localizado no bairro Perobas, recebeu o primeiro evento da Semana Florestal 2019. Uma palestra sobre gestão de resíduos sólidos foi a atividade inaugural. O público foi composto por uma turma de professores da rede municipal de ensino fundamental, estudantes, técnicos do setor de habitação e representantes da comunidade.

O superintendente de Planejamento em Resíduos Sólidos, João Batista, conduziu a apresentação. “Fizemos uma avaliação da Política Nacional de Resíduos Sólidos de 2010 e, também, da nossa gestão municipal – o que Contagem vem fazendo para alcançar as metas previstas – além do nosso programa de coleta seletiva que vem sendo desenvolvido desde 2008 em parceria com as associações de catadores Asmac e Coopercata, entidades que tiveram, na gestão do prefeito Alex de Freitas, um avanço significativo com aumento muito grande de volume coletado”, avaliou.

As atividades foram coordenadas pela educadora ambiental Denise Silva. “Na verdade, esse é mais um encontro do Curso de Bacias Hidrográficas do município, que foi iniciado em março e vai até dezembro, com um encontro por mês. Neste mês, aproveitamos a coincidência de datas para comemorar também a Semana Florestal”, explica. Após as palestras, os alunos fizeram uma visita técnica ao Aterro Sanitário do município, para ver de perto e conhecer como acontecem as operações de descarte do resíduo sólido na cidade.

Meio Ambiente - 17/09/2019, 15:42:15 - Repórter: - Foto: Túlio Andrade