Semana Florestal traz diversas atividades de conscientização ambiental

A ação, promovida pela Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), contará com diversas parcerias 

Meio Ambiente - 11/09/2019, 14:24:36 - Repórter: - Foto: Divulgação

Mais uma vez a Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), realiza diversas atividades em comemoração a Semana Florestal. A partir do dia 16 setembro, uma série de eventos, que incluem palestras, visitas técnicas e blitzen educativas, acontecerá em diversos pontos da cidade. O objetivo é conscientizar a população para a importância da preservação e do desenvolvimento sustentável. 

As ações serão conduzidas pela Diretoria de Educação Ambiental da Semad, com o apoio de diferentes setores da Prefeitura, do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e da Copasa. Um dos eventos marcantes da Semana Florestal é o plantio e a distribuição de mudas. Mais uma vez, serão doadas e plantadas mudas de árvores frutíferas e ornamentais, respeitando-se as características do bioma da região. 

 O secretário municipal de Meio Ambiente, Professor Wagner Donato, avalia a Semana Florestal como um destaque na agenda de eventos da cidade. “A comemoração da Semana Florestal, além de ser já uma tradição na cidade, é a oportunidade que nós temos para despertar no cidadão a consciência ambiental. Nosso objetivo é demonstrar que é possível aliar o crescimento da cidade, atraindo novas empresas e gerando empregos aqui, com a preservação e a recuperação ambiental. Isso é uma das diretrizes da política de governo do nosso prefeito Alex de Freitas”,define.

Todas as atividades da Semana Florestal são gratuitas e estão abertas ao publico, sem necessidade de inscrição prévia, bastando apenas comparecer ao local.  

PROGRAMAÇÃO 

 

DATA/HORÁRIO  ATIVIDADE/LOCAL 
16 (segunda-feira) 

8:00 às 11:30 

13:00 às 16:30 

 

Visita técnica ao Centro de Referência de Coleta Seletiva – Reciclar e Aterro Sanitário de Contagem. Avenida Hum, 65- Bairro Perobas. 

Público alvo: participantes do curso “Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável: Um Olhar Sobre as Bacias Hidrográficas de Contagem – APA Estadual Vargem das Flores, Imbiruçu, Pampulha E Arrudas”. 

17 (terça-feira) 

08:00 às 12:00 

 

Encontro Sobre Meio Ambiente: Educação Ambiental em Contagem Avanços e Perspectivas. Palestras com as educadoras ambientais da Semad Rosana Matias e Iara Lúcio e com o Prof. Mestre Gustavo Libério de Paulo. 

Lançamento do 2º Concurso de Redação Sobre Educação Ambiental. 

Auditório da Sede da Prefeitura de Contagem. Praça Tancredo Neves, 200 – Bairro Camilo Alves. 

18 (quarta-feira) 

09: 00 

 

14:00 

Plantio de mudas nativas na APA Parque Estadual Fernão Dias. 

Rua Rio Comprido, nº 5, Bairro Cinco. 

 

Plantio de mudas frutíferas e nativas na Escola Municipal Geraldo Basílio. Rua Jacarandá, 822 – Colonial. 

19 (quinta-feira) 

09:00 às 11:00 

 

Mobilização no trânsito com distribuição de mudas. 

Praça da Jabuticaba, esquina com Av. Prefeito Gil Diniz. 

20 (sexta-feira) 

09:OO às 11:30 

 

13:00 às 14 :00 

 

Apresentação teatral da equipe de educadores ambientais da Semad: peça: “Dona Baratinha não quer casar com o Mosquitão”.  

 

Mobilização da Limpeza Urbana para conscientização da população.  

 

UMEI Eustáquio Júnio Matosinhos  

Rua Metano, 150 – Petrolândia. 

Meio Ambiente - 11/09/2019, 14:24:36 - Repórter: - Foto: Divulgação

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação