Assistência social e participação popular são debatidas na cidade

Cerca de 340 pessoas estiveram presentes na 12ª Conferência Municipal de Assistência Social

Desenvolvimento Social - 11/09/2019, 11:21:21 - Repórter: - Foto: Cássio Matias

Promovida pela Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e do Conselho Municipal de Assistência Social, foi realizada na sexta-feira (6/9), no auditório da PUC Contagem, a 12ª Conferência Municipal de Assistência Social, que teve como objetivo fortalecer a participação popular e a democracia na consolidação da Política de Assistência Social de modo a evidenciar essa importante política pública como direito.

O prefeito Alex de Freitas parabenizou o trabalho promovido pela Assistência Social no município. “Tenho trabalhado desde o início do meu mandato para que a Política Pública de Assistência Social se consolide no município. Espero que todas (os) servidores desta área se esforcem para que Assistência Social seja um espaço de promoção da sociedade. Vamos nos empenhar e combater o que tem que ser combatido, tendo sempre a esperança de dias melhores para a população de Contagem”, disse o prefeito.

O público se encantou com a apresentação da cantora Polly Angel que interpretou Elis Regina com a bela canção: “Como nossos pais”. Na programação do evento, constaram leitura e aprovação do regimento interno e as palestras sobre os eixos de discussão: financiamento; o SUAS e o sistema de justiça; e protagonismo do usuário.

A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Miralva Morais, agradeceu a todos pela presença e destacou a participação dos trabalhadores da assistência social do município, “sempre presentes na Política de Assistência Social que, apesar dos desafios cotidianos a elas postos, faz com que essa política seja de fato garantidora de direitos. Que a participação seja contínua com a democracia, marcada pelo direito e orientada por princípios de igualdade, acesso e inclusão”, define a presidente, com a voz embargada.

Segundo o usuário do Centro POP Eldorado, Elson Gustavo, vivemos um momento de muitas incertezas no nosso país, contradições, retrocessos e perdas de direitos. Hoje, sabemos que todas as ofertas da assistência social, realizadas em Contagem, são feitas pela Prefeitura, por compromisso do nosso prefeito Alex Freitas e da secretária Luzia Ferreira. “Cada centavo que a Prefeitura investe na Assistência Social é fundamental para se evitar que o caos se estabeleça nessa cidade, principalmente, para nós moradores de rua e  pessoas que acessam os serviços públicos”, destacou o usuário.

Para a secretária Municipal do Desenvolvimento Social, Luzia Ferreira, a conferência é um espaço para garantir, fortalecer e reafirmar o desejo de continuar no caminho da construção das políticas dos direitos sociais. “Temos esse grande desafio de trabalhar as políticas públicas para garantir qualidade de vida para todos os nossos cidadãos. Esse é o nosso objetivo. Aqui, em Contagem, fico feliz em ver que os trabalhadores e usuários da Assistência Social são engajados, participam e interagem. A Conferência é o momento de repensar e avaliar o que está sendo feito, e ter novas ideias para colocar em prática daqui para frente”, pontua a secretária.

Aproximadamente 340 pessoas participaram da conferência. Na oportunidade, foram eleitos seis delegados, entre titulares e suplentes, com representação paritária entre poder público e sociedade civil. Esses delegados representarão a cidade na etapa estadual, quando defenderão as propostas votadas como prioritárias durante a conferência.

Desenvolvimento Social - 11/09/2019, 11:21:21 - Repórter: - Foto: Cássio Matias

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação