Comunidade Quilombola dos Arturos de Contagem participa de atividade cultural em São Paulo

A participação da comunidade em São Paulo foi uma forma de mostrar um pouco das tradições quilombolas a pesquisadores, funcionários e associados do Sesc e demais presentes ao evento

Direitos Humanos - 10/09/2019, 16:04:12 - Repórter: - Foto: Divulgação

Contagem foi bem representada pela Comunidade Quilombola dos Arturos no projeto Territórios Negros de Canto, Dança e Música, que aconteceu, no último final de semana (7 e 8/9), no Sesc Vila Mariana, em São Paulo. O grupo de Contagem, representado por 23 pessoas, proporcionou uma vivência da Guarda de Moçambique, tradição que integra a Festa de Nossa Senhora do Rosário, declarada Patrimônio Cultural Imaterial de Minas Gerais. Além de apresentações culturais, o grupo também ofertou uma oficina com o tema: “Os Cantos, as Danças e os Ritmos do Congado da Comunidade dos Arturos'”.

A participação da comunidade em São Paulo foi uma forma de mostrar um pouco das tradições quilombolas a pesquisadores, funcionários e associados do Sesc e demais presentes. “Foi um momento muito bonito, no qual as pessoas se emocionaram com o histórico do povo negro e do povo quilombola dos Arturos”, destacou o superintendente de Políticas de Promoção de Igualdade Racial de Contagem, Jorge Antônio dos Santos, que articulou a participação da comunidade no evento.

O superintendente, que também é mestre da Guarda de Moçambique, ofertou, com a participação de seu filho percussionista, Thiago Antônio dos Santos, uma oficina a um público de 25 pessoas. Nessa atividade, os participantes puderam tocar, cantar e dançar com os oficineiros que apresentaram os ritmos do congados e todos os valores que a Comunidade dos Arturos preserva. “Ao som dos tambores, dos gungas e dos patangones, os participantes da oficina puderam vivenciar o que é ser congadeiro, o que é ser membro de uma comunidade tradicional e o que é carregar consigo toda história de um povo sofrido”, disse Jorge.

Direitos Humanos - 10/09/2019, 16:04:12 - Repórter: - Foto: Divulgação

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação