XIII Corrida João César de Oliveira levou mais de 4 mil à principal avenida de Contagem

Atletas profissionais e amadores suaram camisa no último domingo (8), comprovando o sucesso da tradicional corrida da João César de Oliveira

Esporte - 09/09/2019, 17:17:43 - Repórter: - Foto: Adelcio R Barbosa

A XIII Corrida João César de Oliveira – 2019, realizada no último domingo (8/9), encerrou as comemorações do aniversário de Contagem. O evento repetiu o sucesso dos demais anos, comprovando que um grande evento se faz com boas parcerias, corredores profissionais, amadores e amantes das caminhadas, atraindo – a cada edição –  um número maior de participantes da cidade e da região. O nome dado à principal avenida de Contagem João Cesar de Oliveira é uma homenagem ao pai do ex-presidente da República do Brasil, Juscelino Kubitscheck, uma obra feita no final da década de 1950, no bairro Jardim Eldorado.

Aproximadamente 4 mil pessoas entre atletas e familiares saíram cedo de casa com suas crianças e jovens, casais e algumas pessoas com seus cães, levando a mensagem de saúde, amizade, dispostos a suarem e gastarem energia numa recomendada prática de bem-estar, que é o atletismo contínuo ou uma simples caminhada. Cerca de 2.304 atletas,, dentre os 4 mil inscritos,  completaram totalmente o percurso,  segundo informações da Federação Mineira de Atletismo.

O resultado da corrida com nomes, classificações e tempo pode ser conhecido neste link:  (CLIQUE AQUI ). A largada da corrida ocorreu às 8h, distribuída em 5 e 10 Km, caminhada de 2 km e maratoninha kids de 1,5 metros, nesta ordem, e foi acionada pelo secretário de Cultura, Esporte Juventude (Secej), Hugo Vilaça. Antes disto, corredores e caminhantes se concentraram em frente ao Big Shopping.

O primeiro lugar no percurso de 10 km ficou com o consagrado atleta contagense, Willian Parreiras, que fez o percurso em 36.43 minutos. Vencedor desta corrida por três vezes consecutivas, ele recuperou de uma contusão que o tirou da Corrida do Galo, realizada na Pampulha há duas semanas. Na categoria feminina dos 10 km,a atleta Ariana Nogueira da Costa  cumpriu o percurso em 48.43 minutos. No percurso de 5 Km, o primeiro lugar ficou com o atleta Paulo Peninha, cumprindo em 17.09 minutos e, no feminino com Eldite Clemente de Souza, que completou em 21.27 minutos. Quem ainda demonstrou fôlego e pique amador na corrida dos 5 km, foram os secretários Hugo Vilaça e o subsecretário de Cultura, Mário Fabiano.

Edilte Clemente de Souza, classificada em 1º lugar nos 5 km, disse que venceu a primeira classificação no sábado na 1ª Corrida Runners de Cristo, realizada pela Igreja Presbiteriana no Ginásio Poliesportivo do Tropical. “Moro no Sapucaias e treino na avenida Imbiruçu”, disse ela ao lado do filho Lucas Gabriel, 6 anos, que cumpriu a maratoninha, ganhando medalha com todas as outras crianças.

Às 10h foi dada a largada da maratoninha, dividida em 3 idades. Maria Luiza Lima, 7 anos, correu na categoria dos nascidos em 2011 e 2012 e conseguiu chegar em 3 º lugar, incentivada pelo pai Edio Constantino. “É muito legal correr. Ano passado fiquei em primeiro lugar”, disse orgulhosa a menina.

Outras crianças que correram, mas no percurso de 5 km, foram as irmãs Clara, 8 anos, e Sara, 14 anos, acompanhadas da mãe Michele Sales. Elas são filhas do corredor maratonista Willian Parreira que já trabalhou como gari na Limpeza Urbana da Prefeitura de Contagem. Clara Sales ficou em segundo lugar no percurso de 1,5 metros da maratoninha. A família sempre acompanha as participações do pai Willian Parreiras que guarda cerca de 80 troféus em casa.

Evento tradicional

O evento premiou com troféus os cinco primeiros lugares em cada categoria e, com medalhas, os demais e as crianças. O evento foi definido por Hugo Vilaça como “maravilhoso” e seu sucesso – como ele disse – “creditado aos corredores e caminhantes; aos organizadores e, em especial, às equipes da Secej e da Federação Mineira de Atletismo e, também, aos locutores Liu e Marcelo Grilo e à Cronotag, responsável pela cronometragem oficial do evento.

Vilaça destacou o incentivo fundamental do prefeito Alex de Freitas para que ocorresse esta edição da Corrida João César de Oliveira, em grande estilo, e sua atenção ao esporte de uma maneira geral, e, também, o apoio dos patrocinadores deste ano: o Shopping Oiapoque Contagem; UNA Contagem; AVAP/Proteção Veicular; Movimento e a Rádio Itatiaia.

A entrega do kit (camisa e número para a corrida) foi trocado pela doação voluntária de 800 gramas de leite em pó. O volume doado foi repassado para o Banco de Alimentos da Prefeitura de Contagem que abastece entidades sociais.

Esporte - 09/09/2019, 17:17:43 - Repórter: - Foto: Adelcio R Barbosa