Conferência convoca população para debater assistência social

Evento promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social será no dia 6 de setembro

Desenvolvimento Social - 05/09/2019, 14:13:53 - Repórter: - Foto: Divulgação

Nesta sexta-feira (06), será realizada a 12ª Conferência Municipal de Assistência Social de Contagem com intuito de fortalecer a participação popular e a democracia na consolidação da Política de Assistência Social de modo a evidenciar essa importante política pública como direito. Promovido pela Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e do Conselho Municipal de Assistência Social, o evento terá uma programação extensa de conhecimento e discussões, das 8h às 17h, no auditório da PUC Minas/Contagem (rua Rio Comprido, 4.580 – bairro Cinco).

Além de painéis temáticos e debates, a conferência selecionará propostas e delegados para representar Contagem na etapa estadual. Podem participar do evento, integrantes do Conselho Municipal de Assistência Social (CMASC), composto por usuários, trabalhadores do setor, membros da organização civil – , além de representantes do governo, conselheiros municipais e toda a comunidade previamente inscrita.

A convocação para as conferências é feita pelos conselhos de assistência social em ato conjunto com o órgão gestor. Neste ano, as conferências têm a atribuição de avaliar a situação da assistência social e propor diretrizes para o aperfeiçoamento do sistema. O tema é “Assistência Social: Direito do Povo com Financiamento Público e Participação Social”.

Programação da 12ª Conferência Municipal de Assistência Social

08:00 – Abertura

08:00 às 10:00 – Credenciamento

08:45 – Composição da Mesa de Abertura

09:00 – Abertura Oficial/ Hino Nacional e o Hino de Contagem

09:30 – Leitura do Regimento

10:00 – Painéis Temáticos

Eixo I – Os desafios para consolidação do SUAS frente aos impactos da crise financeira da União, do estado e dos municípios, à Emenda Constitucional nº 95, à proposta de Reforma Previdenciária e à Reforma trabalhista.

Palestrante: Regis Aparecido Andrade Spíndola – Advogado e Gestor da Proteção Especial da Prefeitura de Belo Horizonte.

10:30 – Eixo II – A Rede de Proteção Social do SUAS e a relação com os órgãos de garantia de direito.

Palestrante: Andréa Bráz – Assistente Social e Secretária de Desenvolvimento Social de matozinhos

11:00 – Eixo III – Democracia participativa, controle social e protagonismo do usuário do SUAS – “Nada sobre nós, sem nós”

Palestrante: Wellington Ribeiro – Psicologo e Gestor da Secretaria Municipal de Defesa Social de Contagem.

11:30 – Debate

12:00 – Almoço