Encontros preparatórios para a 12ª Conferência Municipal de Assistência Social motivam debates

O objetivo dos encontros foi lançar luz sobre as principais questões a serem discutidas nos três eixos propostos para a conferência

Desenvolvimento Social - 04/09/2019, 10:12:04 - Repórter: - Foto: Divulgação

O mês passado (agosto) foi marcado pelos encontros preparatórios para a 12ª Conferência de Assistência Social nos dez Centros de Referência em Assistência Social de Contagem (Cras). Para esta edição, as discussões e deliberações estarão ancoradas pela temática “Assistência Social: Direito do Povo com Financiamento Público e Participação Social”. Os encontros foram preparatórios e antecederam a 12ª Conferência Municipal de Assistência Social de Contagem, marcada para a próxima sexta-feira (6/9).

Nos encontros foi enfatizada a importância da participação dos usuários, trabalhadores do setor e entidades para manutenção e avanço nas políticas. O objetivo foi lançar luz sobre as principais questões a serem discutidas nos três eixos propostos para a conferência. Os participantes foram estimulados a se posicionarem e exporem suas experiências e expectativas em relação ao Sistema Único da Assistência Social (SUAS)

Segundo a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Contagem, Miralva Morais, foram realizados encontros com a participação dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), Centro POP, e equipe dos abrigos que atua no acolhimento e atendimento à população em situação de rua. “Os encontros preparatórios tiveram o objetivo de proporcionar discussões locais visando à compreensão das diferentes realidades e facilitando a participação do público na formulação de novas propostas”, pontuou a presidente.

Entre os recursos empregados pela equipe para promover as discussões, foram usados  diversas imagens impressas. Os participantes foram convidados a escolher as figuras expostas numa mesa e correlacioná-las com os eixos de discussão da conferência: financiamento, o SUAS como sistema de justiça e protagonismo do usuário.

Para a secretária executiva do Conselho Municipal de Assistência Social, Tânia Azeredo, o Conselho Municipal de Assistência Social (CMASC), enquanto órgão de controle social, tem papel fundamental na organização da conferência. “O Conselho contribui para que haja participação e debates de forma democrática, entre governo e sociedade civil”, destacou a secretária.

Os participantes levantaram questões importantes como a manutenção dos equipamentos da Assistência Social como: CRAS, CREAS, abrigos e a importância do Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Desenvolvimento Social - 04/09/2019, 10:12:04 - Repórter: - Foto: Divulgação