RH inicia treinamento para estagiários de todos os órgãos

“A Arte de Se Comunicar – Um Olhar de Dentro para Fora e de Fora para Dentro” é o tema abordado por psicólogas

Administração - 29/08/2019, 17:22:08 - Repórter: - Foto: Elias Ramos

“Sou estagiária desde dezembro de 2018, mas não vou renovar o contrato porque vou formar no Ensino Médio este ano. Estou aprendendo muito, minha chefe está sempre por perto e essa interação é muito boa nesta fase da vida e dos estudos, pois eu era bem tímida”. O depoimento é de Letícia Santos, uma das estagiárias que atua no setor de Recursos Humanos da Secretaria de Administração (Sead) e que recebeu treinamento na manhã de sexta-feira (29/8). Ela mora no Laguna, estuda na Escola Estadual Boa Vista e disse, bastante animada, que quer se preparar para o Enem e tentar o curso de Medicina ou Enfermagem.

Com o tema: “A Arte de se Comunicar – Um olhar de Dentro para Fora e de Fora para Dentro”, a Superintendência de Gestão de Pessoas iniciou uma agenda de capacitações voltadas aos cerca de 1.500 estagiários que atuam nos diversos setores da administração direta e indireta da Prefeitura. São escolas, unidades de saúde, órgãos das secretarias e demais autarquias que recebem estes estudantes ávidos por uma oportunidade de aprender e cumprir uma carga horária que a sua escola ou faculdade exigem.

A superintendente de Gestão de Pessoas, Priscila Paula Cunha Teixeira, disse que visitou alguns setores e observou uma lacuna que o RH poderia preencher, já que os estagiários agregam em muito os setores. Além disso, o aprendizado é importante para eles em seus estudos e carreiras. “Hoje temos 14 mil funcionários no quadro de efetivos e comissionados em toda a Prefeitura. É um grande contingente de pessoas sempre abertos a ensinar”, salienta Priscila ao contar casos de estagiários que foram contratados.

Um dos exemplos de contratação, logo após o estágio, é o caso de Aline Vitor Lage. Ela estagiou no período de fevereiro de 2018 a abril de 2019. Ela formou em Direito e disse que o pessoal do RH e do setor Jurídico da Sead motivavam os pareceres que passaram pelas suas mãos. “Aprendi muito e acho que a contratação surgiu por causa do meu desempenho e interesse em aprender” disse Aline ao comentar que muitas respostas e casos vivenciados no estágio estavam no programa da faculdade.

Ao falar para os estagiários sobre motivação, as psicólogas Bárbara Josielle e Andreia Felix destacaram que a comunicação aberta direciona todos a aprender e a crescer. “Desta forma, devemos fazer da nossa vida um aprendizado e um eterno começar de novo, sem nos preocupar com obstáculos a serem superados. A vitória pertence ao mais perseverante e a comunicação é o alicerce para o sucesso”, disseram elas, que atuam na Superintendência de Gestão de Pessoas.

As inscrições para os estágios ofertados pela Prefeitura podem ser feitas pelo seguinte endereço: http://www.contagem.mg.gov.br/?te=estagio

O tempo de atuação de todos os estágios é 4h por dia, em seis meses, podendo haver prorrogação do contrato. Os valores pagos são: R$ 600,00 mais vale transporte para quem cursa o ensino superior e R$ 450,00 mais vale transporte para quem cursa o ensino médio ou o ensino técnico.

Administração - 29/08/2019, 17:22:08 - Repórter: - Foto: Elias Ramos

Capacitação Estagiários(as) da Secretaria Municipal de Administração – RH

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação