Cuidando de Quem Cuida para colaboradores do CHC

O projeto “Cuidando de quem cuida” acontece desde maio, ofertando momentos de relaxamento, rodas de conversa, exercícios físicos, reflexões, escuta, acolhimento, oficina, entre outras ações para acompanhantes dos pacientes do HMC

Saúde - 28/08/2019, 14:51:10 - Foto: Bruna Alves

Iniciou na segunda-feira (26/8), um momento dedicado à saúde do trabalhador do Complexo Hospitalar de Contagem (CHC). Com oficinas de respiração, consciência corporal e meditação, as atividades fazem parte do projeto Cuidado de Quem Cuida e estão reservadas para o horário de almoço, semanalmente, das 12h às 13h.

Em sessões de 30 minutos, os colaboradores são convidados a fazer uma viagem para dentro de si mesmo com as técnicas abordadas, buscando se conectar com sua essência. Quem conduz os procedimentos é a psicóloga do Centro Materno Infantil (CMI), Noriene Teodoro Sartori.

Ela explica que a proposta da atividade é mostrar que o cuidado é institucional, ajuda a quem precisa e também de quem cuida. “Os profissionais da saúde lidam com situações específicas em suas rotinas, como a dor e a perda. Vivências que impactam a saúde mental e física e, por isso, também merecem atenção e cuidado,” esclareceu.

A profissional usa de várias técnicas, entre elas o Método Rességuier que é uma abordagem do corpo sensível. A ferramenta de âmbito terapêutico auxilia na construção do sentido de unidade e organização corporal tornando o paciente agente ativo no seu processo de reabilitação, equilíbrio emocional e mudanças de atitudes perante a vida.

A ação tem início em uma semana muito especial, em que se celebra o dia do psicólogo (27/8). Esse profissional é habilitado para identificar conflitos mentais e dar assistência adequada para questões emocionais e de comportamento para melhoria da qualidade de vida.

Cuidando de Quem Cuida no CHC

O projeto “Cuidando de quem cuida” acontece desde maio, ofertando momentos de relaxamento, rodas de conversa, exercícios físicos, reflexões, escuta, acolhimento, oficina, entre outras ações para acompanhantes dos pacientes do Hospital Municipal de Contagem (HMC) José Lucas Filho e Centro Materno Infantil (CMI) Juventina Paula de Jesus.

Saúde - 28/08/2019, 14:51:10 - Foto: Bruna Alves

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação