Contagem presente no Mapa do Turismo Brasileiro

Desenvolvimento Econômico - 28/08/2019, 15:07:39 - Repórter: - Foto: Divulgação

O Ministério do Turismo divulgou, na segunda-feira (26), no Diário Oficial da União (DOU), o novo Mapa do Turismo Brasileiro 2019-2021. Ao todo, 2.694 cidades de 333 regiões turísticas do país foram validadas pela pasta e incluídas na atualização da plataforma. Neste ano, os estados e municípios contaram com novos critérios, compromissos e recomendações estabelecidas pelo Ministério do Turismo, entre elas a obrigação de participação em instância de governança e em Conselho Municipal de Turismo (COMTUR).

Além da necessidade do município ter um órgão de turismo em atividade e conselho municipal funcionando, o novo mapa adotou outros critérios obrigatórios para a participação na plataforma: orçamento próprio destinado ao turismo e possuir prestadores de serviços turísticos de cadastro obrigatório registrados no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo.

Entre os benefícios do Mapa do Turismo estão à categorização dos municípios turísticos, que vai de “A” a “E”, Contagem foi categorizada na classificação B, estando abaixo somente da capital Belo Horizonte. A classificação é um instrumento de acompanhamento do desempenho das economias turísticas locais. Além disso, ele subsidia a priorização de investimentos por programas do Ministério, incluindo ações de infraestrutura turística, qualificação profissional e promoção dos destinos, observando características peculiares de demanda e vocação turística.

Isso demonstra que Contagem está priorizando ações na área de turismo, assumindo como setor estratégico para o incremento da economia local, além de promover o que há de melhor na cidade. As estratégias de atuação estão sendo desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico em parceria com o Conselho Municipal de Turismo (Conturc).

O novo Mapa do Turismo está disponível para consulta no site www.mapa.turismo.gov.br e conta ainda com a emissão de certificado digital para os municípios que o compõem. A certificação é uma maneira de comprovar que o município está inserido no Mapa e faz parte do rol de 2.694 destinos brasileiros que trabalham o turismo como política de desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda.

Conheça o Mapa do Turismo Brasileiro: https://www.youtube.com/watch?time_continue=18&v=UB-iRu5BiHE

Desenvolvimento Econômico - 28/08/2019, 15:07:39 - Repórter: - Foto: Divulgação