27 de agosto celebra-se o Dia do Psicólogo

A Prefeitura de Contagem parabeniza a todos estes profissionais, que dedicam grande parte da vida ajudando as pessoas a encarar e superar suas dificuldades

Desenvolvimento Social - 27/08/2019, 15:53:19 - Repórter: - Foto: Elias Ramos

Hoje (27/8) comemoramos o Dia Nacional do Psicólogo! Psicólogo é o profissional que conhece como ninguém a nossa mente. Sua função é analisar o comportamento do ser humano e, assim, poder ajudá-lo a enfrentar seus problemas emocionais. O filosofo Carl Jung, define a psicologia como conhecer todas as teorias, dominar todas técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana.

Para a superintendente de Assistência Social, Miralva Morais, celebrar o Dia do Psicólogo é muito especial, pois se trata de um agradecimento a importante contribuição da psicologia para o funcionamento do Sistema Único da Assistência Social – SUAS. A necessidade desse profissional no SUAS surgiu da necessidade de consolidar a oferta de serviços socioassistenciais com a atuação de vários saberes. “A regulamentação do SUAS previu, na composição das equipes, o psicólogo que conquista esse espaço institucional e confirma sua importante atuação tanto na proteção social básica através dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), dos Serviços de Acolhimento Institucional e do Controle Social”, definiu a superintendente.

Para ela, a junção de saberes contribui para um melhor atendimento à população contagense na Assistência Social. “Sempre contará com a contribuição da psicologia visto serem as manifestações da questão social múltiplas e, portanto, muitas são as formas de enfrentá-las. Há de se destacar ainda o valor da subjetividade tão presente nas relações sociais, o que faz do trabalho ofertado pela Assistência Social, por meio da atuação da psicologia, tão grandioso e imprescindível”, disse Morais.

Segundo a psicóloga do CRAS Parque São João, Gabrielly Cunha, esse é um dia para refletir sobre nosso fazer, sobre a responsabilidade de cada profissional, pois devemos trabalhar a serviço da sociedade.” Sempre importante observar as demandas da população, provendo saúde e qualidade de vida para nossos usuários”, pontuou Gabrielly. Esse profissional deve ser cauteloso e muito compreensivo, pois está sempre lidando com pessoas, seus sentimentos, problemas e anseios.

A palavra psicologia vem do grego, psyche (mente), e logos que significa conhecimento. A Prefeitura de Contagem parabeniza a todos estes profissionais, que dedicam grande parte da vida ajudando as pessoas a encarar e superar suas dificuldades.

 Atuação do psicólogo no SUAS Contagem

Para a psicóloga Samantha Pacheco, as políticas públicas foram um marco para a mudança de paradigma no fazer do psicólogo, que começa a sair de uma práxis mais elitista e individualista para contribuir no âmbito social. “Estou há 7 anos me dedicando ao SUAS e avalio que psicologia tem muito a contribuir com o seu conhecimento acerca da constituição do indivíduo como ser que compõe o social e ao mesmo tempo está à parte dele. No entanto, a nossa atuação no SUAS ainda é um desafio”, destaca Samantha.

“Nesse tempo de atuação, a experiência me trouxe que a indignação é a grande mola propulsora para a permanência na política de assistência social. É preciso se indignar frente as desigualdades e as injustiças, pois ela nos faz avançar em nossa prática para um fazer mais qualificado que promova o respeito, a dignidade e a equidade. Parabenizo todas as colegas de profissão, em especial, as que se dedicam ao SUAS”, reforça Samantha.

 

Desenvolvimento Social - 27/08/2019, 15:53:19 - Repórter: - Foto: Elias Ramos

Psicólogas da Secretaria Desenvolvimento Social

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação