Unidade de Pronto Atendimento (UPA) JK comemora quatro anos

Em média, a unidade faz mais de 20 mil atendimentos no mês e mais de 400 triagens por dia.

Saúde - 26/08/2019, 17:09:49 - Foto: Bruna Alves

Há quatro anos, Contagem inaugurava a Nova Unidade de Pronto Atendimento Juscelino Kubitschek (UPA JK), no bairro Eldorado, com a proposta de dar à população do município mais médicos e qualidade a assistência à saúde. E neste mês, o local completa quatro anos de funcionamento, colecionando muitas histórias e salvando muitas vidas.

A técnica de enfermagem da Sala Vermelha, Sandra Pereira Costa, trabalha na unidade deste a abertura e conta que pelo local já passou muitas pessoas. Ela mesma já buscou atendimento para o filho na UPA e o que ela vê ali é dedicação da equipe de profissionais. “Não é só porque trabalho aqui, mas vejo que todos fazem suas atividades com muito empenho diante de uma rotina bem dinâmica que a unidade exige. Aqui o serviço não para, então, para mim há muito mais do que fazer seu trabalho para outro, é amor no que faz,” contou Sandra Pereira.

Em média, a unidade faz mais de 20 mil atendimentos no mês. São mais de 400 triagens por dia. “Isso porque a Unidade está em local de fácil acesso e em uma região que concentra-se boa parte da população”, destacou a gerente da UPA JK, Olívia Bonfim. De janeiro a julho de 2019 foram realizados 142.976 atendimentos nas especialidades de Clínica Médica e Cirúrgica, Ortopedia e Odontologia.

“Hoje a UPA JK é uma referência não só para quem busca atendimento de urgência e emergência no município, mas também para as cidades próximas, turistas e o Ministério da Saúde. Estamos entre as 60 maiores unidades de pronto atendimento do país e a que mais se destaca em números de atendimentos e triagem,” completou Olívia Bonfim.

O pronto atendimento possui sete leitos de emergência e 30 leitos de enfermarias feminina e masculina, no entanto, o local considera porta aberta para quem necessita de cuidados com a saúde podendo chegar a dar assistência a uma média de 60 pacientes. Para a avaliação clínica e diagnóstico no estabelecimento são realizados exames laboratoriais, de raio X e ecocardiograma (ECG). Em um mês são feitos quase 13 mil exames. A unidade também conta com duas recepções; duas salas para classificação de risco; seis consultórios médicos; sala de raio-X e sala de eletrocardiograma.

Para fazer todo este trabalho há uma equipe de 70 pessoas por dia, entre médicos, enfermeiros, técnicos, equipe multiprofissional, administrativo, higienização, etc., lotados em plantões e escalas para fazer tudo funcionar 24 horas por dia todos os dias do ano.

Joel Leonardo Ferreira Silva faz parte deste time mesmo antes da nova estrutura e já atuou em várias áreas da unidade – maqueiro, porteiro, encarregado de higienização e supervisor de recepções e portarias. Atualmente no setor de Recurso Humanos, o trabalhador narra que é um ótimo lugar para se trabalhar, o qual, ele é muito grato pelas oportunidades que teve: “A inauguração da Nova UPA JK trouxe melhorias para quem busca atendimento, mas também para nós colaboradores com sua infraestrutura”.

O prédio com três andares e uma área de 2,5 mil metros quadrados foi inaugurado em 22 de agosto de 2015. No início de 2019 sua recepção foi ampliada para dar mais espaço e conforto aos usuários. Além disso, houve melhorias segurança, com a implementação de câmeras e parlatório. Outro investimento para a saúde dos pacientes, em vigor desde janeiro, é o serviço de nutrição assistencial que auxilia no tratamento e no trabalho dos demais profissionais.

Comemorações

Para celebrar os quatro anos da Nova UPA JK, a unidade foi enfeitada com balões e banners. Nesta quinta-feira (22/08), colaboradores e pacientes também foram presenteados com a distribuição do bolo de aniversário.

As comemorações internas contaram ainda com os relatos dos trabalhadores Sandra Pereira Costa e Joel Leonardo Ferreira Silva, os mais antigos da unidade; mensagem do líder de portaria e recepção, Ramon Bini Damasceno, momento de reflexão e orações; mesa de bolo para parabéns e fotos. Os funcionários tiveram um cardápio especial para os dias 22 e 23 de agosto, atendendo a todas as equipes e plantões.

Saúde - 26/08/2019, 17:09:49 - Foto: Bruna Alves

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação