Córregos da cidade passam por limpeza para evitar enchentes no período chuvoso

A fiscalização popular é indispensável para auxiliar na prevenção. É importante que todos evitem o descarte irregular de lixo e móveis nos leitos dos córregos

Notícia Principal - 23/08/2019, 12:07:05 - Repórter: - Foto: Elias Ramos

Para evitar inundações no período chuvoso, todos os leitos dos córregos mapeados na cidade recebem, regularmente,  limpeza e capina. Os entulhos encontrados também são recolhidos. A limpeza é feita de forma manual. As demandas para a limpeza são recebidas pelo telefone 0800 283 1225 e encaminhadas para equipe técnica que, em seguida, vai até local para executar a vistoria e, posteriormente, o serviço de limpeza.

Existem dois modos de limpeza. Um deles é o desassoreamento, que consiste na limpeza e retirada de material sólido no leito do córrego, exemplo areia e barro. O outro modo é a limpeza de córrego executada pela equipe de Limpeza Urbana, na qual é retirado lixo no leito e nas margens do córrego. Esses entulhos, na maioria das vezes, são constituídos objetos descartados irregularmente pela  população.

O diretor de Limpeza Urbana, Nelson Batista Raimundo, destaca que antes do período chuvoso é fundamental que as equipes se empenhem para manter as margens dos córregos limpas e, assim, prevenir doenças sanitárias. “As intervenções são importantes para melhorar a qualidade da saúde pública, dessa forma conseguimos evitar a procriação de vetores, como o mosquito que transmite a dengue e doenças sanitárias, além facilitar o escoamento da água quando começar a chover”.

O diretor enfatiza também que a fiscalização popular é indispensável para auxiliar na prevenção. “Pedimos à população que utilize a coleta de lixo que é feita regularmente na cidade e que nos ajude a fiscalizar os descartes irregulares nos leitos dos córregos para que o trabalho que, realizamos durante todo ano, seja de fato eficaz”, salienta.

Notícia Principal - 23/08/2019, 12:07:05 - Repórter: - Foto: Elias Ramos

Limpeza e capina do córrego Maria José Chiodi – Nova Contagem