Treinamento de Prevenção e Combate a Incêndio chega às escolas

Treinamento é voltado a todas as unidades educacionais do município

Administração - 22/08/2019, 14:02:53 - Repórter: - Foto: Divulgação

Como eliminar o incêndio no botijão de gás de cozinha, como manusear mangueiras contidas nos hidrantes, como evacuar um local com incêndio foram algumas das orientações práticas do Treinamento de Prevenção e Combate a Incêndio, realizado na Escola Municipal  Coronel Antônio Augusto. Este foi o primeiro treinamento in loco nas escolas e o próximo será quinta-feira (29/8), na unidade Caic Carlos Drumond de Andrade.

Confira a agenda de treinamentos com locais e nome das escolas participantes (Clique Aqui)

O treinamento teórico e prático, ministrado pelo coordenador da Subsecretaria de Defesa Civil, Samuel Martins Lara, com carga horária de sete horas, contou com a presença de 23 servidores representando 14 unidades da Rede Municipal.

A parte teórica abordou sobre os tipos de prevenção de incêndio, meios que retardam a propagação do fogo e evacuação; o tetraedro e conceitos de fogo; incêndio, calor e os tipos de combustíveis; processos de liberação de calor; as classes de incêndio; os tipos de extintores e as técnicas de combate ao fogo em botijões de GLP e em outros combustíveis com o uso de extintor.

O engenheiro de Segurança do Trabalho, Wirley Penido Chagas e a técnica desta área, Patrícia Monteiro dos Santos, enfatizaram a necessidade de que as escolas possuam servidores devidamente treinados na prevenção e no combate a incêndios. E o assessor da Seduc, Valdeci Santos, ressaltou as parcerias profícuas entre a SEDUC e a Defesa Social.

Para a diretora da Escola Municipal Coronel Antônio Augusto, Márcia Cândido Pereira, “o curso trouxe conhecimento e segurança no que diz respeito ao uso do gás de cozinha e dos extintores, além de outros materiais comburentes”, opinando que seria bom se todos os funcionários da unidade escolar pudessem vivenciar esse momento de prática e de informações tão importantes e de grande utilidade.

O projeto Treinamento de Prevenção e Combate a Incêndio é uma iniciativa do setor Segurança do Trabalho, vinculado à Secretaria de Administração (Sead), realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Subsecretaria de Defesa Civil. O setor de Segurança do Trabalho que funcionava no mesmo local da Medicina do Trabalho, passou a pertencer à Superintendência de Gestão Administrativa da Sead, que fica no prédio sede da prefeitura.

Administração - 22/08/2019, 14:02:53 - Repórter: - Foto: Divulgação