Empossado novo presidente do Comadc

Gestão da ex-presidente, Soraya Romina, foi elogiada pelo trabalho de articulação e elaboração do Plano Intersetorial de Políticas sobre Álcool e outras drogas de Contagem

Gabinete do Prefeito - 19/08/2019, 15:15:06 - Repórter: - Foto: Paulo Pereira

Após plenária realizada no dia 15/8, o Conselho Municipal de Políticas sobre Álcool e outras Drogas (Comadc) modificou a composição de sua mesa diretora. A presidente anterior, Soraya Romina, deixou o cargo para assumir a Subsecretaria de Estado de Políticas sobre Drogas, transferindo-o para Gleyson Anderson Ferreira. Daniel Luiz, que atuava como 1º secretário, assume a vice-presidência e Wellington Ribeiro, membro do conselho e representante da Secretaria de Defesa Social passa a ser o articulador da Política sobre Drogas em Contagem.

A gestão atual, frente ao Comadc, segue até março de 2020. A nova composição foi modificada na observância do artigo 60 do Regimento Interno do Comadc e com a anuência, em plenária, dos demais conselheiros. Para conhecer a nova composição (clique aqui).

A assembleia foi marcada por homenagens e congratulações. Os conselheiros foram unânimes em elogiar a atuação de Soraya Romina, que presidiu o órgão com grande empenho e competência, dando visibilidade a temática e aos trabalhos desenvolvidos pelo Comadc e Comitê Permanente Intersetorial sobre Drogas de Contagem, concretizados na elaboração do Plano Intersetorial de Políticas sobre Álcool e outras drogas de Contagem, sendo esse um importante documento de orientação das políticas públicas municipais sobre drogas.

“Execução do Plano Intersetorial é a proposta”

Segundo o novo presidente do Comadc, Gleyson Ferreira, os primeiros passos em sua gestão serão recheados de parceria e trabalho fundamentados no Plano Intersetorial de Políticas sobre Álcool e outras drogas de Contagem. “A nossa proposta é reforçar a representatividade da sociedade civil no Conselho e visitar outras instituições que lidam com a questão da prevenção e enfrentamento à dependência de álcool e drogas, que de acordo com ele, “algumas desconhecidas, entre elas, igrejas e grupos de autoajuda”.

Conforme Gleyson, que coordena projetos do Rotary Clube/Contagem e representa o Lar Dom Paulo no Comadc: “os gestores dos Caps e do Centro Pop, bem como as famílias dos participantes destes equipamentos passaram a entender melhor a atuação das comunidades terapêuticas e procurá-las”.

Soraya entregou aos conselheiros, o selo (placa) que reconhece o trabalho dos apoiadores, tanto da sociedade civil quanto do poderes executivo e legislativo, que envidaram esforços em transformar Contagem em um território de prevenção às drogas. “Todos foram e serão parceiros fundamentais para a realização e continuidade dos trabalhos junto à população”, disse sugerindo que a próxima reunião do Conselho seja na Subsecretaria de Estado de Políticas sobre Drogas (Supod), na Cidade Administrativa do Governo Estadual de Minas Gerais, no desempenho da sua nova função. “Nosso futuro é Deus quem define. O meu desejo é poder contribuir numa dimensão maior, com a humildade e a convicção de que, poderei ser um instrumento que pode agregar mais, apoiando outros órgãos, entidades e municípios mineiros”, disse Soraya.

“Mentora”

Em um ato de homenagem, Daniel Luiz, que representa a Comunidade Terapêutica Ele Clama e que agora é vice-presidente no Comadc, pediu a Soraya que ela nunca deixe de ser “a mentora” da equipe de Contagem. “Você é uma pessoa que atua há anos pela causa e sempre demonstrou amor e preocupação ao próximo”.

Já o representante da Secretaria de Defesa Social no Comadc, Wellington Ribeiro, que será o articulador da Política sobre Álcool e outras Drogas em Contagem, destacou a característica aglutinadora de Soraya. “Precisamos continuar nesta linha fortalecida de trabalho que Soraya nos deixou. Não é tarefa fácil. Antes da gestão de Soraya, tivemos uma trajetória de fragilizações. Contudo, precisamos continuar com esta participação da sociedade civil e das pessoas e, por isto, estamos crentes que podemos executar um bom trabalho”, disse Wellington dando boas-vindas ao novo presidente e conselheiros.

Outra pessoa que reconheceu o trabalho de Soraya foi o vereador Capitão Fontes, que representa o Legislativo Municipal no Comadc. “Soraya deu uma nova roupagem ao Conselho e ao trabalho de prevenção em Contagem. Desejo todo sucesso na sua nova jornada. Pode contar com o nosso apoio no quer for preciso, pois a minha pessoa e a Câmara de Vereadores estarão sempre abertos a esta causa”.

O também conselheiro e pastor Adilson Andrade, representante da Comunidade Cristã Recomeçar, no Comadc, disse que Soraya trouxe a experiência em políticas públicas sobre drogas para Contagem vivenciadas no contexto da Prefeitura de Belo Horizonte. “E que, somada à sua experiência em Contagem, ela chega ao governo estadual conhecendo ainda mais a política sobre Álcool e Drogas”. Ele também definiu o Plano Intersetorial de Políticas sobre Álcool e outras Drogas de Contagem como “o grande e valioso arcabouço de informações; uma plena diretriz de política que servirá como um norte, um manual para boas práticas da causa em questão.

Gabinete do Prefeito - 19/08/2019, 15:15:06 - Repórter: - Foto: Paulo Pereira