Transcon instala três pontos de radares em caráter experimental

Transcon - 16/08/2019, 16:44:59 - Repórter: - Foto: Yuri Soares

Os condutores que trafegam diariamente pelos principais corredores de trânsito de Contagem já notaram a presença dos novos radares. Implantados pela a Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (Transcon), os equipamentos estão funcionando em caráter experimental desde a última sexta-feira (9).

Os três novos pontos de fiscalização eletrônica de velocidade estão localizados nas avenidas João César de Oliveira, nº 3.670, e Rio São Francisco, nº 1.377, e na Via Expressa de Contagem, próximo a Estação Eldorado. Em teste operacional, os aparelhos emitem advertência educativa, ou seja, as notificações expedidas por esses radares alertam o descumprimento das normas de trânsito, mas não caracterizam autuações com pagamento de valor monetário.

Com as implantações, Contagem conta agora com 34 pontos de operação de fiscalização eletrônica de velocidade. Os aparelhos possuem a função de fiscalizar o excesso de velocidade, parada sobre a faixa do pedestre e avanço de sinal vermelho e suas instalações ocorreram conforme determina a Resolução 396/2011 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Como funciona

Os aparelhos contam com tecnologia que funciona por feixe de ondas, que conseguem captar a velocidade superior a permitida na via. A captura acontece quando o veículo está a 35 metros antes do radar. Os equipamentos não flagram uso de celular, nem falta do uso de cinto de segurança. Essas infrações são registradas pelos agentes de trânsito do município.

Confira os pontos de fiscalização eletrônica de velocidade de Contagem:

Transcon - 16/08/2019, 16:44:59 - Repórter: - Foto: Yuri Soares