Abertura da 28ª Gincana de Contagem acontece neste sábado (17)

Notícias - 16/08/2019, 15:30:54 - Repórter: - Foto: Divulgação

A Gincana de Contagem, criada em 1992, é o maior evento cultural do município. Todos os anos a tradicional brincadeira integra as comemorações do aniversário de Contagem (30/08), promovendo um  clima de disputa saudável,  integração e prática solidária. Além disso, a competição estimula os participantes a conhecerem mais sobre o município e sua história. A abertura do evento será neste sábado (17), a partir das 14h, no Espaço Mário Covas (Cantinho do Idoso), localizado à rua Manoel de Matos, 162, Central Parque.

Desde 2004 integra o calendário oficial de atividades da cidade e, atualmente, a gincana é realizada pela Liga dos Gincaneiros, com apoio da Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude.

As gincanas podem ser entendidas como fator de promoção do desenvolvimento humano, por apresentarem grande relação com um universo de conceitos fundamentais como educação, humanismo, ética, protagonismo juvenil e aprendizagem colaborativa. Buscam fomentar ações sociais, estimular o trabalho em equipe, práticas esportivas valorizando suas potencialidades por meio de atividades interativas que possibilitem o ser e o pensar.

Tradicionalmente são realizados shows de abertura e encerramento, tarefas solidárias e de promoção da cultura municipal. As tarefas são elaboradas a partir de temas diversos como história de Contagem, conhecimentos gerais, música, literatura, filatelia, numismática, colecionismo, trabalho em equipe, entre outros, que valorizem a história, os movimentos culturais e promovam a difusão do conhecimento e da coletividade.

São oferecidos troféus para melhor uniforme, melhor torcida, melhor gincaneiro, melhor gincaneira, gincaneiro(a) mirim, gincaneiro(a) “Pelinha” (o mais chato), entre outras premiações.

Programação:

Festa de Abertura da 28ª Gincana de Contagem

Dia 17 de Agosto, a partir das 14h

Espaço Mário Covas (Cantinho do Idoso) – Rua Manoel de Matos, 162, Central Parque

28ª Gincana de Contagem

Dias 24 e 25 de Agosto, a partir das 9h

Sambódromo de Contagem – Rua das Candeias c/ Av. Francisco Firmo de Mattos (próximo ao Mercado Central de Contagem).

Notícias - 16/08/2019, 15:30:54 - Repórter: - Foto: Divulgação