Sine Contagem incentiva parceria com empresas, focando na contratação de trabalhadores

O processo para solicitar a parceria com o SINE pelo empregador é simples e rápido

Notícias - 15/08/2019, 16:41:16 - Repórter:

A Secretaria Municipal de Trabalho e Geração de Renda, por meio do Sistema Nacional de Emprego (Sine), tem facilitado a contratação de trabalhadores por meio de parcerias com empresas privadas instaladas no município, que visam aumentar e acelerar o processo de captação e divulgação de vagas de emprego. De acordo com a gerente de Intermediação de Mão de Obra (IMO) do SINE Contagem, Vilma Costa, o processo para solicitar a parceria com o SINE pelo empregador é simples e rápido. “A partir do primeiro contato com a empresa, mandamos os formulários de cadastramento acompanhado de um termo de compromisso. Depois de preenchido o formulário, as vagas são divulgadas no próximo dia útil. A divulgação é rápida, captamos uma vaga hoje e amanhã ela já estará disponível para os candidatos interessados que estejam no perfil”, ressalta.

Assim que as vagas são divulgadas, o próprio sistema filtra o perfil do trabalhador cadastrado no SINE com o perfil de candidatos que as empresas desejam para as vagas em questão,. Dessa forma, aqueles trabalhadores que possuírem os pré-requisitos serão encaminhados para participar do processo de seleção. “Se o perfil do candidato estiver de acordo com o perfil da vaga, é emitida uma carta de encaminhamento para que ele apresente à empresa, no momento da entrevista, e assim faça parte do processo de seleção”, afirma Vilma.

Depois do processo de captação, divulgação e encaminhamento dos trabalhadores para as vagas, a equipe de captação do SINE trabalha na administração da vaga, isto é,  faz o acompanhamento do processo de seleção do candidato até o fechamento da vaga depois da contratação. Essa parceria entre o SINE e as empresas de Contagem é sólida, executada há anos e que tem se mostrada cada vez mais positiva.

Segundo o diretor de emprego do SINE, Filipe Viera, grandes empresas que se instalaram nos últimos tempos em Contagem procuraram o SINE na hora de buscar por funcionários. “Nos últimos anos tivemos um aumento muito grande de empresas que iniciaram suas atividades aqui no município e nos procuraram para conduzir o processo de contratação”. Ainda, segundo ele, além de oferecer essa parceria para a divulgação das vagas, há um espaço para as empresas que desejam realizar o processo seletivo dentro do próprio SINE. “Depois de acertado com a empresa todos os detalhes de cadastro e divulgação da vaga, nós oferecemos o espaço que comporta até 40 pessoas, caso as empresas necessitem ou queiram executar o processo dentro do próprio SINE” explica

Filipe ressalta que o diferencial desta parceria entre Sine e empresas privadas é que o processo é totalmente gratuito. “Se as empresas forem contratar outros meios, como anúncio em sites,ou um RH externo, por exemplo, acarretará custos ao empregador. Aqui nós oferecemos essa parceria totalmente gratuita. O empregador só terá o trabalho de preencher os formulários de divulgação e, posteriormente, nos enviar com as cartas de encaminhamento, devidamente preenchidas com a resposta, datada, assinada e carimbada”.

O secretário de Trabalho em Geração de Renda, Fredim Carneiro, ressalta a importância desta parceria. “A chegada de novos empreendimentos à cidade é sempre muito importante. Eles trazem consigo a oportunidade de emprego para muitas pessoas, e o SINE está de portas abertas para receber essas empresas, visto que muda a vida, não só daqueles que conquistaram o emprego ou a recolocação no mercado, como também de toda família. Então é nesse sentido que ficamos bastante satisfeitos. Foi assim com a Ricardo Eletro, Assaí Atacadão, dentre outras que são grandes fomentadoras de empregos aqui na cidade”, mencionou.

De fato, a parceria da prefeitura com os empregadores do município tem gerado bons frutos.  Conforme ranking da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (SEDESE), baseado em dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), Contagem foi à primeira cidade mineira na lista dos municípios que mais geraram emprego no mês de maio de 2019), além de fechar o primeiro semestre deste ano com saldo positivo e com mais de 3.500 novos postos de trabalho a mais que o mesmo período do ano passado.

Empregadores interessados em obter mais detalhes sobre a parceria com o SINE, podem entrar em contato com a equipe de captação de vagas pelo telefone 3198-3056 / 3198-3047 / 3198-3035 ou 3198 / 3026.

Notícias - 15/08/2019, 16:41:16 - Repórter:

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação