Mulheres da Paz visitam Secretaria Municipal de Defesa Social

Viatura de Patrulha de Proteção à Mulher da Guarda Civil de Contagem foi apresentada ao grupo

Defesa Social - 15/08/2019, 16:53:52 - Repórter: - Foto: Ricardo Lima

Foto: Ricardo Lima

Na terça-feira (13), um grupo de cerca de 40 mulheres participantes do projeto “Mulheres da Paz” integraram uma comitiva que visitou as instalações da Secretaria Municipal de Defesa Social. O objetivo da iniciativa foi apresentar a estrutura dessa secretaria às integrantes do projeto, contribuindo para processos de elaboração e proposição de ideias dessas lideranças. Na oportunidade, também foi apresentada ao grupo a Patrulha de Proteção à Mulher da Guarda Civil de Contagem (GCC).

O projeto “Mulheres da Paz“, uma parceria entre a Secretaria de Defesa Social e o Ministério da Justiça (MJ), é voltado à capacitação de mulheres que são lideranças comunitárias na regional Petrolândia, para que, com a qualificação propiciada pelo projeto, essas mulheres sejam multiplicadoras de ações de construção e fortalecimento de redes sociais para a prevenção e enfrentamento às violências.

As boas-vindas ao grupo foram dadas pela banda da GCC, que executou canções que fizeram todas cantarem e animaram a cerimônia, marcada pela emoção. A GCC integra o complexo da Secretaria de Defesa Social, composta também pela Defesa Civil do município, entre outros setores. O comandante da GCC, Levi Sampaio, destacou que a Secretaria de Defesa Social é parceira do “Mulheres da Paz”: “Estamos de portas abertas para trabalhar junto a este e outros projetos de que a cidade precise”, disse o comandante.

O diretor Operacional da GCC, Ronan França, salientou que a implantação do “Mulheres da Paz” envolveu desafios e complexidades diversas e também destacou a parceria da instituição com o projeto: “Tivemos muitas conquistas e muitas dificuldades. Fica clara a importância do trabalho de equipe, independentemente de opiniões e realidades socioeconômicas distintas. Como Mulheres da Paz, vocês têm uma grande responsabilidade social nas mãos. E a Guarda Civil de Contagem é parceira de vocês”, reforçou o diretor Operacional. O subsecretário de Proteção e Defesa Civil, Sebastião do Espírito Santo de Castro, também prestigiou o evento, assim como a superintendente de Prevenção ao Uso de Drogas da Secretaria Municipal de Defesa Social, Kátia Bordoni.

O grupo foi dividido em duas turmas: enquanto algumas mulheres conheciam mais sobre o funcionamento da Defesa Civil, que tem como atividades a promoção de simulados de prevenção a desastres, outras conheciam o canil da secretaria, que possui cães para apresentações sociais, farejo de drogas e operações de busca e captura. As instalações da GCC também foram visitadas. Josilaine Pinto de Oliveira, que participa do projeto e já foi tema de reportagem do Portal da Prefeitura (clique aqui para conferir ), também participou da visita e aprovou a iniciativa. “Está muito bonito. Não só esse evento, mas todas as atividades do projeto”, afirmou.

Problemas? Conheça alguns dos telefones de órgãos de proteção, socorro e segurança pública de Contagem:

Guarda Civil: 153

SAMU: 192

Corpo de Bombeiros: 193

Defesa Civil: 199

Defesa Social - 15/08/2019, 16:53:52 - Repórter: - Foto: Ricardo Lima

Projeto Mulheres da Paz – Visita ao Centro Integrado de Defesa Social(Cids)

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação