Contagem é o coração do mundo

Praticamente todo gravado na regional Ressaca, longa-metragem dos cineastas contagenses Gabriel Martins e Maurilio Martins está em cartaz na cidade e em BH

Cultura - 15/08/2019, 17:24:32 - Repórter: - Foto: Paulo Pereira e Divulgação

Você sabe onde fica o coração do mundo? Fica em Contagem. A cidade, mais especificamente a regional Ressaca, foi o cenário do longa-metragem “No coração do mundo”, escrito e dirigido pelos cineastas contagenses Gabriel Martins e Maurilio Martins. Praticamente todo rodado na cidade, o filme segue em cartaz no Cineart Shopping Contagem (no bairro Cabral) e no Cine Belas Artes, em Belo Horizonte.

A história se desenrola na periferia de Contagem. As relações interpessoais e destas pessoas com o lugar são o pano de fundo do filme, que mistura elementos de narrativas de um assalto, drama e alguns toques de comédia. Embora tenham o mesmo sobrenome, Gabriel e Maurilio não são parentes. Eles foram criados nos bairros Milanês e Jardim Laguna, que acabaram se tornando personagens fundamentais do longa.

A regional Ressaca foi o principal cenário

Elementos muito comuns na região, como a linha de ônibus intermunicipal 2130 (Jardim Laguna/BH) e o saudoso Bailão Farrinha na avenida Abílio Machado, na divisa com a capital, estão presentes em cenas do filme e soam muito familiares aos moradores mais antigos. O elenco é caracterizado pela diversidade, com atores da vanguarda do cinema nacional a figurantes da própria comunidade.

A maior estrela é Grace Passô, mineira de BH considerada pela crítica especializada a melhor atriz do Brasil na atualidade. Ela também é diretora e dramaturga. A MC Carol, de Niterói, compõe o casting. Entre os figurantes está Rita Gonçalves, de 60 anos, dona de um bazar em frente à praça Marco Antônio do Espírito Santo, conhecida como pracinha do Laguna, no cruzamento das ruas Pequi e Acácias.

Pertencimento aflorado

Rita gravou uma cena dentro do coletivo 2130. Ela conta que os moradores da comunidade que participaram do filme iam juntos para a gravação das tomadas fora do entorno da pracinha.

Para Rita, “No coração do mundo” contribui para o sentimento de pertencimento da comunidade. “Eu vi o Maurilio nascer e crescer. Ele é um lutador. O filme foi muito importante para nós, pois chamou a atenção para quem vive aqui. O coração do mundo está em nós, somos nós”, disse.

Dona de um bazar na comunidade, Rita Gonçalves está entre os atores figurantes

O filho de Rita, Gabriel Jackson, de 21 anos, também participou das filmagens. Ele aparece na cena rodada na rua Tambu. “Eu sou aquele que estava com a camisa do Cruzeiro”, afirma, orgulhoso.

A empatia com os mais humildes nos leva a torcer a favor daquilo que a consciência reprovaria, tamanha a coerência entre os atos e os propósitos dos anti-heróis do filme. A vida vai e vem pela janela do 2130 todos os dias. Por meio do transporte público, trabalhadores que moram em periferias e precisam se descolar a BH para trabalhar gastam até cinco horas nos trajetos de ida e volta.

Foram gravadas cenas na linha de ônibus 2130, que faz parte da rotina dos moradores

Na trilha sonora assinada por Robert Frank, Heberte Almeida e Kim Gomes, músicas que são expressões da cultura da periferia, como “Negro Drama”, do grupo de rap Racionais MC’s, e “Texas”, do MC Papo, que dá a real sobre as peculiaridades de cidades da Região Metropolitana de BH, chamada por ele de “Texas”.

Os dois diretores já trabalharam juntos em outros projetos da produtora Filmes de Plástico, criada em 2009, em Contagem, e atualmente sediada em Belo Horizonte. Além de Gabriel e Maurílio, a Filmes de Plástico é formada pelo diretor André Novais Oliveira e pelo produtor Thiago Macêdo Correia. A produtora tem no currículo 18 filmes (15 curtas e três longas) e mais de 50 prêmios conquistados mundo afora.

Seus filmes já foram selecionados em mais de 200 festivais no Brasil e no mundo, como a Quinzena dos Realizadores (Cannes), o Festival de Cinema de Locarno, o Festival de Rotterdam, FID Marseille, Indie Lisboa, Bafici, Festival de Cartagena, Los Angeles Brazilian Film Festival, Festival de Cinema de Brasília e Mostra de Cinema de Tiradentes.

Produção mistura elementos de narrativas de um assalto, drama e alguns toques de comédia

Serviço: “No coração do mundo”

Locais de exibição: Cineart Shopping Contagem (avenida Severino Ballesteros, 850, bairro Cabral) e Cine Belas Artes (rua Gonçalves Dias, 1.581, bairro de Lourdes, em BH).

Sinopse: na periferia de Contagem, Marcos busca uma saída para a rotina de bicos e pequenos delitos. Surge uma oportunidade arriscada, mas que pode solucionar todos seus problemas. Para isso, ele precisa convencer sua namorada, Ana, a se juntarem a Selma na execução de um plano que pode mudar suas vidas para sempre.

CLIQUE AQUI para conferir o trailer oficial do filme

Cultura - 15/08/2019, 17:24:32 - Repórter: - Foto: Paulo Pereira e Divulgação