Sead inicia treinamento sobre prevenção e combate a incêndio nas escolas

Projeto é lançado e inicia treinamento nesta quinta-feira, 15, com grupos de gestores das escolas

Administração - 14/08/2019, 15:08:37 - Repórter: - Foto: Elias Ramos

Nesta quinta-feira (15), será realizado um treinamento de prevenção e combate a incêndio na Escola Municipal Coronel Augusto Camargos, das 7h às 14hs, para representantes de 15 escolas,  entre unidades de ensino fundamental e Umei’s. A iniciativa faz parte do projeto  Treinamento sobre Prevenção e Combate a Incêndio para Gestores e Servidores Escolares, lançado na última segunda-feira (12), no auditório da prefeitura, pela Secretaria Municipal de Administração (Sead) com o objetivo de ampliar a segurança no ambiente escolar, bem como obter resposta para a seguinte questão: Quem e quantas pessoas em cada escola sabem manusear um extintor de incêndio e coordenar uma situação de sinistro?

A iniciativa de criar o projeto e executá-lo, em parceria com as secretarias de Educação e Defesa Social (subsecretaria de Defesa Civil),  é do setor de Segurança do Trabalho da Sead. Ao falar da importância do projeto, o secretário interino de Administração, Lucas Moraes Martins, destacou que a  prevenção de incêndio no ambiente escolar é uma medida necessária, que se faz em conjunto e com a observância dos adultos que ali estão no dia a dia. “A escola é um ambiente de conhecimento, onde há pessoas que precisam estar protegidas. Portanto, é importante que hajam servidores treinados que saibam atuar, de forma rápida e eficaz em possível momento de sinistro”, disse ele, desejando que os extintores não precisem ser usados.  Martins ainda colocou a Sead de portas abertas à equipe da Medicina e Segurança do Trabalho e aos gestores e professores presentes ao lançamento do projeto.

O engenheiro de Segurança do Trabalho, Wirley Chagas, que participou da elaboração do projeto, também falou sobre a importância do ambiente estudantil com frases do educador Paulo Freire. “Como já dizia este educador muito conhecido de vocês: educação não transforma o mundo, educação muda as pessoas e pessoas transformam o mundo”. Segundo Wirley, os tipos de extintores variam, podendo ser conhecidos como:  pó químico seco (PQS) utilizado para líquidos inflamáveis; a água pressurizada (AP) para materiais que deixam resíduos como madeira queimada, etc; o Dióxido de Carbono (CO2) utilizado para apagar fogo em aparelhos de energia elétrica e os de ABC que são da classe para todos os casos de incêndio.

Um dos participantes, o professor de Inglês e Português, Jailson Pereira dos Santos, da Escola Municipal José Lucas Filho, disse que é imprescindível que este treinamento seja uma constante nas escolas e que mais de uma pessoa saiba como acionar o extintor de incêndio. “Que também haja a conscientização dos estudantes, que podem ser multiplicadores e levar para a vida, o tema da prevenção”, opinou.

Treinamento

O treinamento voltado para os gestores das unidades que compõem a Rede Municipal de Ensino terá carga horária de 7h/aula. Além de teoria, as aulas terão a parte prática com orientações sobre extintor, tipos e como manuseá-los;  gás de cozinha, perigos da fumaça; placas de sinalização; hidrantes; evacuação e controle de incêndio e de outros tipos de sinistro.

Segundo o coordenador da Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil, Samuel Martins Lara, o treinamento será também para elevar o nível de conscientização dos gestores e comunidade escolar. “Já encontramos extintor despressurizado por causa de chicletes ou palito de dente em seu tubo. Ele considerou que Contagem está seguindo o lema das cidades resilientes, nas quais as pessoas devem se conscientizar para que as mudanças no ambiente iniciem a partir delas, no bairro, na cidade, e assim por diante”, resumiu.

Ele ainda informou que o protocolo firmado na Conferência Mundial de 2015, em Sendai, na China, que leva o nome desta cidade, preconiza que os setores da Saúde e Educação sejam preservados, principalmente em situação de sinistro. O lançamento do projeto  teve também momentos culturais, sendo uma apresentação  musical em homenagem ao professor e outra de encenação sobre uma situação de sinistro e não conhecimento sobre o extintor, feitos pelas  atrizes e servidoras da Medicina do Trabalho, Isabella Saibert e Érica Genciano.

Agenda de treinamentos

A execução do projeto Treinamento sobre Prevenção e Combate a Incêndio para Gestores e Servidores Escolares ocorrerá até o dia 10 de outubro para atender a Rede de Ensino,  desde unidades municipais de ensino infantil (Umei’s), ensino fundamental até unidades de ensino médio e técnico da Fundação de Ensino de Contagem (Funec).

A agenda do treinamento para as escolas pode ser conferida neste endereço, (clique aqui)

Administração - 14/08/2019, 15:08:37 - Repórter: - Foto: Elias Ramos

Lançamento do Projeto “Segurança do Trabalho nas Escolas”