Prestes a terminar o ensino médio, Clara Vitória comemora o crescimento intelectual após se ingressar no “Pensadores Fora do Eixo”

Foi na Funec Nova Contagem que a jovem aprimorou o gosto pela literatura

Educação - 08/08/2019, 17:35:17 - Repórter: - Foto: Ricardo Lima

O amor de Clara Vitória pela literatura começou quando ela tinha 4 anos

“Nós, os ‘Pensadores Fora do Eixo’, buscamos na Biblioteca Cora Coralina, nos livros, nos grupos que se reúnem aqui, uma maneira de nos expressarmos da forma mais poética e literária possível. Em alguns encontros não falamos nada, mas sabemos que o silêncio também é um momento extremamente importante para processarmos informações. No grupo conseguimos ser quem somos de verdade, colocando o nosso pior e o nosso melhor”.

É dessa maneira que Clara Vitória Resende de Lima, de 18 anos, aluna da Funec Nova Contagem, descreve sua participação no “Pensadores Fora do Eixo”, grupo formado em 2018 para incentivar a produção de contos autorais por integrantes da comunidade escolar. As impressões de Clara sobre o grupo e sobre a importância que a literatura tem na vida dela são o tema da quarta re-portagem da série.

A jovem conta que o amor pela literatura começou quando ela tinha 4 anos. O envolvimento com os projetos da Cora Coralina é mais recente, iniciado no ano passado, ajudando-a a reafirmar o gosto pelas letras. “Escrevi meu primeiro texto aos 13 anos. Eu o mostrei para uma professora, que disse que eu deveria continuar, que estava incrível. Isso foi o que me motivou, e daí em diante não parei mais. Eu devorava livros, já cheguei a ler um livro de 300 páginas em um só dia. Pelo fato de gostar bastante de ler eu estava sempre presente na Cora Coralina, querendo pegar um livro. E a Cilene, a bibliotecária, acabou me chamando para participar dos projetos”, relata.

O envolvimento aumentou e ela começou a apresentar os textos que produz. “Com o ‘Pensadores Fora do Eixo’ veio a oportunidade de me expor, sem guardar tudo só para mim. Sem dúvida, a participação no grupo tem contribuído para que eu possa desenvolver minhas aptidões literárias. Eu acho que dentro do grupo a gente se conhece muito melhor do que fora dele. Eles me conhecem melhor do que a minha própria família. Eu consegui me expressar de certas maneiras que não era capaz”, completa Clara.

"Me sinto acolhida na Funec Contagem", diz a estudante

“Me sinto acolhida na Funec Contagem”, diz a estudante

A estudante está há quatro anos na Funec Nova Contagem. O fato de ter sido reprovada uma vez contribuiu para seu crescimento. “Hoje sou grata por isso, porque se não fosse a reprovação eu não teria participado do ‘Pensadores Fora do Eixo’”.

Clara também ressalta a importância da Funec Nova Contagem em sua formação. “Auxiliou bastante no meu crescimento pessoal. As pessoas do meu convívio, os professores, os funcionários, todos são importantes. É muito mais do que uma escola. A Cilene da biblioteca, por exemplo, é uma das pessoas com quem tenho mais afinidade. Se eu estiver triste ou com algum tipo de problema, só de me olhar ela vai saber. Ali eu me sinto acolhida, e a Funec deixa de ser só uma escola, um local para onde tenho que ir por obrigação, para estudar fórmulas e números. Quando a gente é criança não quer ir para a escola, estudar. Agora, que estou prestes a terminar o ensino médio, eu quero mais é aproveitar todos os momentos”.

Confira as redes sociais do “Pensadores Fora do Eixo” e da Biblioteca Cora Coralina:

CONFIRA DAS OUTRAS REPORTAGENS DA SÉRIE:

Histórias de Nova Contagem projetadas pelos “Pensadores Fora do Eixo”

Vocação para ler e escrever de secundarista despertada na Biblioteca Cora Coralina, da Funec Nova Contagem

“A literatura é meu foco, e com ela consigo melhorar a minha vida”, afirma jovem poeta do “Pensadores Fora do Eixo”

Lançamento de livro com contos autorais coroa todo o esforço e dedicação dos “Pensadores Fora do Eixo”

Educação - 08/08/2019, 17:35:17 - Repórter: - Foto: Ricardo Lima