Semana da Diversidade Contagem 2019 é aberta

Mesa de debates ocorreu na OAB – Subseção Contagem e contou com representantes da sigla LGBTI+

Direitos Humanos - 31/07/2019, 09:46:06 - Repórter: - Foto: Ronaldo Leandro

Foto: Ronaldo Leandro

Vestida com as cores da diversidade, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Subseção Contagem sediou, nesta segunda-feira (30), uma mesa de debates que deu início à Semana da Diversidade Contagem 2019. Uma enorme bandeira com as colorações do movimento LGBTI+ foi estendida na entrada do local, e performances de drags antecederam as discussões.

Na mesa, representantes das siglas que integram a terminologia sobre a população lésbica, gay, bissexual, travesti, transexual e intersexual (LGBTI+) trouxeram à discussão relatos de vida e temas importantes para o debate sobre direitos.

O evento foi promovido conjuntamente pelo Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual (Cellos) Contagem, pelo Coletivo Transformar, pela OAB – Subseção Contagem e pela Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania. Mais do que promover um espaço para discussões decorado com uma bandeira, a ação reafirmou disposições para resistir e lutar pelo direito de ser e de amar como quiser.

O superintendente de Políticas de Defesa dos Direitos Humanos e Diversidade Sexual da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, Marco Antônio Rezende Diniz, representou o prefeito Alex de Freitas no evento e integrou a mesa de debates. Ele destacou que o Estado deve atuar como garantidor de direitos e que a prefeitura está aberta aos movimentos que lutam por esses direitos. “Essa parceria, da qual a prefeitura faz parte, é uma mostra de que a administração está aberta aos movimentos que necessitam do poder público para defesa de direitos. É uma obrigação proporcionarmos uma prefeitura aberta e atuante na garantia dos direitos”, disse o superintendente.

Em junho deste ano, a OAB – Subseção Contagem realizou o 1º Seminário de Diversidade Sexual e de Gênero. A Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, foi um dos apoiadores do evento. Em 28 de junho é comemorado o Dia Internacional do Orgulho LGBTI+.

Atividades da semana

Até o dia 4/8 serão promovidas diversas atividades na cidade, culminando com a realização da 15ª Parada Gay de Contagem, que acontece no próximo domingo. Segundo Leandro Neves, ativista e militante do Cellos, são esperadas pelo menos 50 mil pessoas no evento. Neste ano, as paradas gays Brasil afora celebram os 50 da Rebelião de Stonewall, início de uma série de manifestações de integrantes da comunidade LGBT no bar Stonewall Inn, localizado no bairro de Greenwich Village, em Manhattan, em Nova York, nos Estados Unidos, que são considerados como o marco que levou ao movimento moderno de luta pelos direitos LGBT.

Confira a programação. Todos os eventos são gratuitos. Participe!

– Live no Instagram com Duda Salabert (@duda_salabert) Tema: O Genocídio da População Trans.

– Concurso Miss e Mister Diversidade Contagem 2019

Horário: 19h30

Local: Auditório Prefeitura – Praça Tancredo Neves, 200 – Camilo Alves

– Prêmio Direitos Humanos e Cidadania LGBTI 2019