Projeto alia nutrição e fisioterapia no tratamento de pacientes do CER IV

Semanalmente são oferecidos aos usuários crônicos uma roda de conversa, chamada “Cuidados Prolongados”, que tem o objetivo de orientar pacientes e familiares sobre dificuldades e cuidados no dia a dia

Saúde - 23/07/2019, 11:53:28 - Foto: Fábio Silva

O Centro Especializado em Reabilitação (CER IV) oferece, semanalmente, aos usuários crônicos a roda de conversa “Cuidados Prolongados”, com o intuito de compartilhar e  orientar pacientes e familiares sobre dificuldades e cuidados que se deve ter no dia a dia. O grupo é formado por profissionais da área de  fisioterapia, fonoaudiologia e nutrição. “É uma abordagem terapêutica que visa à orientação e ao esclarecimento. A gente faz de acordo com as demandas deles também”, explica a fisioterapeuta, Joana Vaz.

De acordo com a nutricionista, Karina Rachid, os usuários que participam da “roda de conversa” possuem disfagia – dificuldade na deglutição dos alimentos desde a fase oral até chegar ao estômago. “Eles correm o risco de aspirar, por isso, tem todo um trabalho para uma alimentação de forma segura”, avalia a nutricionista.

Joana Vaz explica que as orientações são muito importantes para os familiares, pois são eles que cuidam dos pacientes no dia a dia. “Buscamos uma qualidade de vida para eles e o que facilita a reabilitação é o trabalho conjunto entre nós e seus familiares. Então, a reabilitação começa aqui e termina em casa”, finalizou.

Encaixa-se no grupo “Cuidados Prolongados”, usuários crônicos com disfagia que já passaram pelo processo de reabilitação e que chegaram ao limite terapêutico. A roda de conversa acontece geralmente às sextas-feiras, no horário das 14h40 à 15h40.

                                                                                                                                                   Texto: Lorena Campos

Saúde - 23/07/2019, 11:53:28 - Foto: Fábio Silva

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação