Políticas que vão compor o Plano Municipal de Turismo são apresentadas na 1ª reunião do Conturc

Proposta é alavancar a vocação turística de Contagem para que o Município se consolide nesta rota

Desenvolvimento Econômico - 27/06/2019, 14:15:41 - Repórter: - Foto: Divulgação

A próxima reunião do Conselho está marcada para agosto

A Prefeitura de Contagem, entendendo a importância da atividade turística como eixo do desenvolvimento econômico e social da cidade, promoveu na última quarta-feira (26), na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, a 1ª reunião do Conselho Municipal de Turismo de Contagem (Conturc). O Conselho é presidido pelo secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Sant Clair Terres.

Fazem parte do Conturc integrantes do Poder Executivo Municipal, representados por servidores das secretarias municipais de Cultura, Esporte e Juventude; Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Desenvolvimento Urbano e Habitação; e da Câmara de Vereadores. O Conselho também é composto por representantes do Sindicato das Empresas de Turismo de Minas Gerais, do setor da economia criativa, instituições de ensino, áreas de promoção e captação de eventos, além do G7 de Contagem.

Foram apresentadas as políticas de turismo nacional, estadual e municipal para orientar o Plano Municipal de Turismo, que deverá ser desenvolvido com a participação do Conturc. Também foram debatidas algumas ações propostas pela Diretoria de Apoio ao Turismo, que estuda estratégias para transformar Contagem em destino turístico.

De acordo com Sant Clair Terres, a pauta precisa ser estruturada pela Sedecon, tendo em vista que Contagem tem potencial turístico, mas é necessário que os setores estejam organizados. “O Conturc é o canal da Administração Municipal responsável por reunir todos os setores que têm relação com o turismo e podem contribuir para posicionamento de Contagem como destino turístico consolidado. Por meio do turismo podemos executar ações para que a o contagense também tenha o sentimento de pertencimento”, destacou.

A próxima reunião do Conturc será promovida em agosto para aprovação do regimento interno, que está sendo elaborado pela Diretoria de Apoio ao Turismo, responsável pela Secretaria Executiva do Conselho.

Desenvolvimento Econômico - 27/06/2019, 14:15:41 - Repórter: - Foto: Divulgação