Contagem voa alto no Campeonato Brasileiro de Ginástica de Trampolim

Equipe conquistou 34 medalhas, sendo 16 de ouro, e garantiu vagas no Sul-Americano, na Colômbia

Cultura - 24/06/2019, 17:43:12 - Repórter: - Foto: Ronaldo Leandro

A premiada equipe de Contagem vai em busca de mais medalhas no Mundial da Colômbia

A equipe de Ginástica de Trampolim da Prefeitura de Contagem participou, de 13 a 16 de junho, em Ouro Preto, do Campeonato Brasileiro da modalidade. O evento reuniu cerca de 180 atletas de 9 a 18 anos, representando 12 entidades de seis Estados. Foram 20 atletas de Contagem, divididos por categorias, que conquistaram 34 medalhas individuais (16 de ouro) e dois títulos por equipe.

A coordenadora técnica da equipe, Cristina Trópia, destacou o grande trabalho e o empenho na disputa dos títulos. “Tivemos uma preparação muito boa, focados em objetivos específicos e que felizmente foram alcançados. Nossos atletas vieram concentrados e sabendo das dificuldades que iriam encontrar. O alto nível do Brasileiro nos trouxe mais responsabilidade e isso foi muito positivo durante a preparação, pois todos encararam com mais seriedade ainda. Estamos muito felizes com todos os resultados obtidos e vamos com mais energia e foco para o Sul-Americano. É treinar e forte e continuar com a mesma garra e vibração que este grupo tem. Com certeza vamos voar mais alto ainda este ano”, avaliou.

O campeonato serviu como seletiva para o Sul-Americano, na Colômbia, em setembro. Para o coordenador do Comitê Técnico de Trampolim da Confederação Brasileira de Ginástica, Diego Satiro, as disputas serão acirradas entre os atletas devido ao nível técnico dos competidores. “É difícil apontar favoritos. Temos atletas de alto nível aqui, alguns que já participaram de Mundiais e novatos que têm se destacado no cenário nacional, em diferentes categorias. O nível vem crescendo a cada ano e 2019 promete uma briga acirrada pelas vagas, tanto no Sul-Americano quanto no Mundial do Japão. Podemos destacar alguns nomes, como João Fonseca, atleta de Contagem, que vem crescendo muito e despontando nacionalmente. Além da competição, é preciso destacar o trabalho das entidades no fortalecimento da ginástica de trampolim e o salto qualitativo que as equipes têm apresentado. Este trabalho traz ganhos e resultados muito positivos para o Brasil e para nossos atletas”, concluiu.

Torcida

O entusiasmo e a torcida foram grandes em Ouro Preto. Famílias, atletas e técnicos vibravam a cada apresentação, principalmente das crianças. Ana Cristina Amparo, mãe da pequena Ana Júlia (9), era uma das mais empolgadas nas arquibancadas, orgulhosa com o título brasileiro conquistado pela filha na categoria Duplo Mini Pré-Infantil (até 10 anos). “Nem durmo direito de tanta satisfação. O esporte tem contribuído muito para a vida dela, auxiliando na disciplina, concentração e desenvolvimento em geral. Os profissionais da Prefeitura são excelentes e isso nos dá tranquilidade, pois percebemos o crescimento dos nossos filhos. Primeira vez no campeonato e com título nacional. Coração está a mil de tanta alegria”, comemorou.

Para a campeã brasileira Ana Júlia Amparo, a dificuldade da competição foi superada com muito treino e ajuda de todos. “Eu comecei com 6 anos e ficava muito nervosa quando ia treinar. Mas agora já acostumei e minha família incentiva muito, principalmente minha avó. Ela sempre vibra quando estou competindo e isso ajuda ainda mais quando eu vou para o trampolim fazer minhas apresentações”.

Considerada a melhor equipe de Minas em formação de base, o Trampolim de Contagem aguarda a listagem oficial dos classificados para o Sul-Americano e continua os treinamentos para outras competições neste ano. A equipe tem o apoio da Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude, e da Arcelor Mittal e Belgo Bekaert Arames, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte.

Quadro de medalhas: 34
16 de ouro
8 de prata
10 de bronze

Cultura - 24/06/2019, 17:43:12 - Repórter: - Foto: Ronaldo Leandro
Tags:

Campeonato Brasileiro de Ginástica de Trampolim em Ouro Preto

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação