Experiências sobre o desenvolvimento de autistas relatadas em palestra do Amais

Evento teve palestras em alusão ao Dia do Orgulho Autista, celebrado em 18 de junho

Direitos Humanos - 19/06/2019, 12:03:12 - Repórter: - Foto: Elias Ramos

O evento teve a participação de especialistas, autistas e seus familiares

O Grupo de Apoio ao Autista, Pais e Familiares de Contagem (Amais) promoveu um evento na Faculdade UNA com palestras em alusão ao Dia do Orgulho Autista, celebrado em 18 de junho. A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania apoiou a iniciativa. O tema de uma das palestras foi “Uma história de sucesso: da comunicação alternativa ao discurso”, da fonoaudióloga Juliene Fernanda, com participação de Bernardo Bis, de 9 anos, que tem autismo.

Mãe da autista Carolina da Silva, de 15 anos, Luciana Gomes falou sobre “Autismo: o que aprendi com minha filha”, com participação da adolscente. A presidente do Amais, Josy Silva, que também tem um filho com autismo, disse que a proposta do evento foi promover a troca de experiências riquíssimas, com histórias de sucesso que podem inspirar as famílias. “O nosso objetivo foi mostrar que todos os autistas são capazes de se desenvolver no tempo deles. Nós, enquanto famílias, não podemos nunca deixar de acreditar em nossos filhos”.

Para Juliene Fernanda, mostrar casos de superação graças ao trabalho em conjunto de profissionais da saúde, da família e da escola é muito positivo para outras pessoas que vivem a mesma experiência e que as vezes não acreditam no potencial do autista. “O Bernardo é um autista que tem se desenvolvido cada vez mais e nós escolhemos mostrar o exemplo dele. Esse tipo de evento é muito importante, porque o foco são os familiares de pessoa com autismo. Visualizar casos como o de Bernardo traz possibilidades para essas famílias que estão sem saber o que fazer e por onde começar”, ressaltou a fonoaudióloga.

A mãe de Bernardo, Sandra de Assis, falou sobre a trajetória de desenvolvimento do menino, diagnosticado com autismo aos 2 anos. “Foi um orgulho muito grande poder compartilhar com tantas famílias e profissionais da saúde e da educação, mostrando que é possível desenvolver e ter avanços por meio dos tratamentos. O Amais está de parabéns, pois é muito humano e disponível para as causas. Quando encontramos um grupo tão organizado e preparado, tanto nas questões políticas quanto no apoio às questões emocionais da família, é muito gratificante”.

Luciana Gomes também relatou suas experiências com Carolina. “Foi muito importante participar deste evento, pois boa parte do que falei foi sobre a vida de mãe de uma adolescente autista. Tudo que passamos refletiu não somente na nossa autoestima, mas na nossa condição financeira e na forma de viver de muitas pessoas que nos cercam”.

Pâmela Silva, mãe do autista Caio, de 7 anos, participou do evento. “Achei maravilhoso. Ouvir o Bernardo e a Carol falando sobre o que sentem foi lindo. A Luciana deu um show no seu depoimento, contando tudo que vivencia com sua filha. Par mim, e acredito que para todas as pessoas presentes, foi uma tarde de esperança para nos mostrar que nossos filhos também conseguem e que todo autista é capaz”.

Direitos Humanos - 19/06/2019, 12:03:12 - Repórter: - Foto: Elias Ramos
Tags:

Seminário alusivo ao Dia do Orgulho Autista na UNA Contagem

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação