Quer saber que hora seu ônibus vai passar no ponto? É só baixar o aplicativo “SigaBus”

Lançado nesta segunda (17), o APP tem conteúdo em áudio para pessoas com deficiência visual

Notícia Principal - 17/06/2019, 15:46:12 - Repórter:

Gerenciado pela Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Contagem (Transcon), o aplicativo “SigaBus” está disponível nas lojas virtuais para ser baixado gratuitamente. O APP foi lançado nesta segunda-feira (17) e trará mais conforto aos usuários do sistema de transporte coletivo municipal.

O “SigaBus” contém informações sobre itinerários e previsões de horários que os ônibus passarão nos pontos, fazendo o monitoramento em tempo real das linhas municipais. O aplicativo ocupa pouco espaço de armazenamento na memória dos telefones celulares.

A opção “Fale com a Transcon” é um canal de comunicação entre a Autarquia e os passageiros, que podem dar sugestões e fazer reclamações. A opção “Para onde?” é um serviço de roteirização, em que o passageiro informa o endereço de origem e de destino e o “SigaBus” aponta como chegar. Nesse caso, se o usuário ativar o Sistema de Posicionamento Global (GPS) do aparelho, o aplicativo faz a identificação do local de partida automaticamente.

O gerente de Operações de Transportes da Transcon, Wilson Junior, explica o funcionamento do APP em todos os ônibus das 44 linhas municipais. “Funciona com a reprodução dos dados dos veículos, que já estão com rastreador instalado e ativado. “O download pode ser feito nas lojas de aplicativos PlayStore, para aparelhos que operam no sistema Android, e AppleStore, do sistema IOS”.

O presidente da Transcon, Gustavo Peixoto, ressalta as melhorias que o aplicativo trará ao sistema de transporte. “Com o lançamento do “SigaBus”, o usuário terá mais tranquilidade para utilizar a linha certa no horário correto. Além disso, poderá fazer a reclamação quando for necessário. É mais uma forma de monitoramento e nós precisamos contar com o usuário para isso”.

Para o diretor administrativo financeiro do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Sintram), Ermelindo Rocha Faria Júnior, a qualidade do transporte vai aumentar. “É uma grande realização do Município poder seguir para o ponto de ônibus com hora programada. Estamos partindo para o alto nível de transporte e eficiência”, afirma.

Acessibilidade

O “SigaBus” também é acessível para pessoas com deficiência visual. Pelas funções Talkback e VoiceOver, disponível nos smartphones Android e iOS, respectivamente, basta o usuário dar um toque duplo na tela que o aparelho informará em áudio o conteúdo do aplicativo. Outros serviços surgirão com as atualizações do aplicativo.

Gerenciamento

A Central de Monitoramento da Transcon é responsável pelo gerenciamento da operação das linhas municipais. Também fiscaliza o cumprimento dos quadros de horários e itinerários e registra as solicitações de passageiros. Qualquer usuário do transporte coletivo de Contagem que deseja reclamar, elogiar ou sugerir algo pode entrar em contato com a Central pelo telefone 118 (opção 2 e em seguida opção 1).

No caso do aplicativo “SigaBus, o contato pode ser feito por meio do e-mail sigabus.transcon@contagem.mg.gov.br

Notícia Principal - 17/06/2019, 15:46:12 - Repórter: