Conferência debate políticas públicas e lança Campanha de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa

Propostas para melhorar a qualidade de vida do idoso de Contagem serão encaminhadas às gestões estadual e federal

Desenvolvimento Social - 17/06/2019, 12:17:37 - Repórter: - Foto: Cassio Matias

O prefeito Alex de Freitas participou da abertura da 5ª Conferência

Cerca de 350 pessoas participaram da 5ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, na última semana, no auditório da PUC Contagem. O evento foi promovido pela Prefeitura, por meio da Superintendência de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa e do Conselho Municipal do Idoso (Comic), ligados à Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania. O tema foi “Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas”.

A Conferência tem um papel importante, pois abre as portas para a participação popular na construção das deliberações que serão encaminhadas às gestões estadual e federal. Durante o evento foi lançada a Campanha de Enfrentamento à Violência contra Pessoa Idosa, iniciada em 12 de junho e que se estenderá até 1º de outubro, quando é celebrado o Dia Mundial e Nacional da Pessoa Idosa. A programação da Campanha será construída de forma intersetorial, também com a participação da sociedade civil, para abraçar a toda a cidade.

O prefeito Alex de Freitas participou da Conferência. “Manifesto respeito pela causa e pelas políticas públicas que vão de encontro à melhoria na vida das pessoas idosas. Se há um público nesta cidade que me acolheu e me acolhe com muito carinho é o das pessoas idosas. Queremos ver uma cidade melhor, ver as pessoas felizes. O que aconselho a cada um de vocês aqui presente é que se empoderem, pois vocês podem interferir em muitas políticas públicas em benefício daqueles que não estão aqui, mas que poderão estar nas próximas conferências e que poderão desfrutar das políticas que aqui forem discutidas e aprovadas, para construirmos juntos”, disse.

O público se encantou com as apresentações musicais dos grupos “Violões Sem fronteira” e “Vida em Seresta”, além da emocionante apresentação teatral do “Grupo Sementes – Teatro Vida”, do Centro de Referência da Pessoa Idosa de BH, coordenado por Beth Haas, abordando a violência contra o idoso em cenas da vida diária. Também houve a leitura e aprovação do regimento interno e a Palestra Magna “Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas”, ministrada pela referência técnica a coordenadora da Saúde do Idoso de BH, a geriatra Karla Giacomin, ex-presidente do Conselho Nacional do Idoso.

O secretário Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Marcelo Lino, destacou se tratar de um momento muito significativo. “Podemos ver que em outras instâncias de governos estão sendo encerrados os conselhos. Aqui, em Contagem, seguimos a determinação firme do prefeito Alex, que é de cada vez mais dialogar com a comunidade e fazer um governo participativo, sempre da forma sincera, leal e fraterna. Esse momento é só o início. No começo da próxima semana estaremos debruçados sobre o que foi deliberado na 5ª Conferência”, afirma.

A secretária Municipal do Desenvolvimento Social, Luzia Ferreira, também participou da abertura da Conferência. “Essa política não é só de uma Secretaria, é de todas. Temos esse grande desafio de trabalhar as políticas públicas para garantir qualidade de vida e um envelhecimento saudável, e esse é o nosso objetivo. A previsão é de que em pouco tempo tenhamos mais idosos do que crianças e jovens. Aqui em Contagem, fico feliz em ver a vitalidade dos idosos, que têm desejo de participar e de interagir. A Conferência é esse momento de repensar e avaliar o que está sendo feito e ter novas ideias para colocar em prática daqui para frente”.

Parceria
Com 41 anos de atuação nesta área, a superintendente de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa, Maria Fontana, destacou que Contagem é a cidade que mais investe. “O empoderamento da pessoa idosa significa a consciência de seu potencial e a capacidade de ajudar a construir novas possibilidades e alternativas, enfrentando a quatro mãos os desafios. Idosos e governo juntos em busca da melhoria da qualidade de vida. As políticas públicas só serão implementadas se houver um trabalho organizado de monitoramento e diálogo com as instâncias governamentais” disse.

O presidente do Comic, Marcos Wellerson, ressaltou que a Conferência tratou de temas relacionados ao transporte, educação, saúde, moradia e enfrentamento à violência contra a pessoa idosa, dentre outros. “Essas demandas terão um impacto direto na nossa qualidade de vida a partir de agora, mas mais efetivamente em 2040, quando a população idosa será predominante. Trabalharemos firme para que nossas deliberações sejam abordadas nas Conferências Estadual e Federal”.

Desenvolvimento Social - 17/06/2019, 12:17:37 - Repórter: - Foto: Cassio Matias

Abertura da 5ª Conferência do Idoso