Prefeitura Aqui amplia serviços no Shopping Contagem com a inclusão de atendimentos da Copasa

A Central também oferece atendimentos relacionados às secretarias Municipais de Fazenda, de Trabalho e Geração de Renda e de Desenvolvimento Social

Gabinete do Prefeito - 14/06/2019, 14:33:48 - Repórter: - Foto: Elias Ramos

O atendimento na Prefeitura Aqui é de segunda à sexta, das 10h às 16h

Após um ano de articulações, a Prefeitura Aqui, central de atendimento da Prefeitura no Shopping Contagem, localizado no bairro Cabral, regional Ressaca, também passa a fazer atendimentos relacionados à Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa).

Desde segunda-feira (10) é possível acessar serviços da Copasa na Prefeitura Aqui, que é vinculada ao gabinete do prefeito. A Central também oferece serviços relacionados às secretarias Municipais de Fazenda, de Trabalho e Geração de Renda e de Desenvolvimento Social.

No local são ofertados serviços como encaminhamento de demandas relativas ao Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU); requerimento de Seguro-desemprego e encaminhamento para vagas de emprego; e inscrição no Cadastro Único, principal instrumento para a seleção e inclusão de famílias de baixa renda em programas sociais, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e o Programa Bolsa Família. Também pode ser feita a recarga e a solicitação do Cartão Ótimo, que é gratuito para idosos, pessoas com deficiência, estudantes e outros públicos que atendem aos critérios de gratuidade.

O horário de funcionamento varia conforme o serviço ofertado. Mas das 10h às 16h é possível encontrar todos os serviços funcionando simultaneamente. O atendimento é feito com distribuição de senhas.

A gestora do Prefeitura Aqui, Alessandra Mara Moreira de Paiva Lopes, explica que a experiência cotidiana na unidade apontou que incluir serviços da Copasa facilitaria o encaminhamento de demandas de pessoas com perfil de vulnerabilidade socioeconômica que acessam serviços no local.

“Como os usuários beneficiados por programas do Cadastro Único que têm direito à tarifa social da Copasa. Para acessar esse direito, eles precisavam comprovar que atendem aos critérios para o acesso à essa tarifa social e, para tanto, precisam obter um documento que comprove a situação de vulnerabilidade. Antes, elas precisavam vir até aqui, retirar uma folha-resumo que comprova essa situação para só então se dirigirem à alguma unidade da Copasa e fazer o requerimento da tarifa social. Entretanto, muitas dessas pessoas sequer têm dinheiro para fazer esse deslocamento de ônibus. Agora a pessoa pode vir até aqui, retirar o documento no Cadastro Único e simultaneamente pode fazer o requerimento da tarifa social junto à Copasa”, detalha Alessandra.

“No posto de atendimento da Copasa é possível requerer a ligação de água e esgoto, fazer a alteração da titularidade para segunda via de conta, parcelamento de débito e o próprio requerimento da tarifa social”, destaca Roberto Oliveira Passos, supervisor comercial da Copasa em Contagem.

Denilza do Nascimento Barbosa Souza, de 33 anos, aprovou a iniciativa. “Achei excelente o atendimento da Copasa na Prefeitura Aqui, pois moro perto e é muito contar com um lugar como esse pra resolver as coisas”, afirma.

Prefeitura Aqui

Local: estacionamento do Shopping Contagem, em frente à administração do centro de compras, no piso G3

Endereço: avenida Severino Ballesteros Rodrigues, 850, bairro Cabral

Serviços ofertados: Receita Municipal, Cadastro Único, Sine Contagem e Cartão Ótimo.

Funcionamento: de segunda à sexta-feira, com todos os serviços ofertados simultaneamente das 10h às 16h

Gabinete do Prefeito - 14/06/2019, 14:33:48 - Repórter: - Foto: Elias Ramos

Atendimentos do “Prefeitura Aqui” no Shopping Contagem