Contagem participa de oficina promovida pelo Iclei

Meio Ambiente - 14/06/2019, 14:55:45 - Repórter: - Foto: Divulgação

Técnicas da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável participaram da oficina nos dias 10 e 11 de junho

A Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), esteve presente na oficina “Arranjos de cooperação intermunicipal: potencializando os benefícios das áreas protegidas”, promovida pelo Iclei América do Sul.

O Iclei é uma associação internacional de governos locais e organizações que assumiram um compromisso com o desenvolvimento sustentável. A oficina foi direcionada às organizações referências em cooperação, redes municipalistas, comitês de bacias hidrográficas, consórcios municipais, agências metropolitanas e governos locais.

Em nome da Semad, as técnicas Walkyria Castilho e Bianca Massula participaram nos dias 10 e 11 de junho, da oficina, na qual puderam trocar experiências com administrações de várias cidades, conhecer o que está sendo aplicado no mundo em matéria de bacias hidrográficas, participar de atividades, como elaborar estrutura dos modelos para os arranjos de cooperação intermunicipal e promover reflexões sobre o potencial de multiplicação e fortalecimento de experiências municipais.

A oficina visa contribuir para a melhoria das condições dos governos locais para conservar a biodiversidade por meio da gestão efetiva e equitativa de áreas protegidas e de outras medidas de conservação. Nesse contexto, uma das frentes de ação lideradas pelo Iclei é o fomento à cooperação intermunicipal como estratégia para a gestão integrada das áreas protegidas, promovendo o desenvolvimento de capacidades locais por meio do intercâmbio de experiências.

Além de Contagem, participaram do encontro representantes das prefeituras de Belo Horizonte, Betim e São Leopoldo.

Meio Ambiente - 14/06/2019, 14:55:45 - Repórter: - Foto: Divulgação