8º Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria debate propostas de aprimoramento de políticas públicas

Evento é considerado o maior e mais consistente sobre inovação da América Latina

Desenvolvimento Econômico - 14/06/2019, 10:22:52 - Repórter: - Foto: Divulgação

Servidores da Sedecon representaram Contagem no 8º Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria, em São Paulo

O 8º Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria foi realizado no São Paulo Expo, nos dias 10 e 11 de junho, e Contagem foi representada por servidores da Superintendência de Inovação e Atração de Investimentos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedecon). O Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria é promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) a cada dois anos. O evento reúne representantes do setor produtivo, do governo, de universidades e de parceiros estratégicos do ecossistema de inovação brasileiro e internacional para o maior e mais consistente debate sobre inovação da América Latina.

Dentre os objetivos, estão a promoção da cultura da inovação empresarial, discussão das oportunidades para o Brasil diante das tecnologias da indústria do futuro, disseminação de experiências inovadoras, debate de propostas de aprimoramento das políticas públicas de inovação e fortalecimento do ecossistema de inovação no Brasil. O Congresso de Inovação contou com 68 palestrantes que debateram as tendências da inovação no Brasil e no mundo.

De acordo com o superintendente de Inovação e Atração de Investimentos, João Paulo de Oliveira, a participação no Congresso visou entender o papel das entidades industriais no fomento à inovação. “A inovação é primordial para o desenvolvimento das cidades e pudemos analisar o momento atual e o que existe no ecossistema de inovação no âmbito da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI). O objetivo foi também buscar subsídios para a implementação da Política de Inovação de Contagem que está sendo regulamentada por meio da Lei Complementar 268”, salientou.

A fala da diretora sênior de ecossistemas digitais da Business Finland, Hanna Martinen Deakins, resumiu de forma efetiva os principais pontos relacionados aos ecossistemas de inovação. Ela abordou a necessidade de interação entre os vários atores do ecossistema de inovação no qual falou da relevância de uma legislação adequada, da combinação de fundos públicos e privados, de um processo de inovação aberto, de uma estratégia nacional e da geração e aceleração de startups.

Na oportunidade, os servidores também visitaram, em São Paulo, duas entidades com atuação na gestão de startups e projetos de inovação. “A visita ao Cubo Itaú e à Nextt 49+ foi importante para entender o papel das instituições na gestão de projetos de inovação, principalmente em São Paulo, e buscar parcerias para replicar os cases de sucesso no município de Contagem”, pontuou o diretor de Inovação Adair Evangelista Marques.

A Cubo é uma empresa com grande experiência gestão de startups, sendo reconhecida como uma das maiores da América Latina. Já a Nextt 49+ é uma empresa nova, fundada em abril de 2019, e está em fase de estruturação. “Os dois momentos de empresas diferentes são importantes, pois vimos experiências que podem ser utilizadas como referência no Centro de Inovação que está sendo estruturado para Contagem, em parceria com empresas, instituições de ensino e pesquisa e poder público com foco em gestão e aceleração de startups e fundo de investimentos”, finalizou Marques.

Desenvolvimento Econômico - 14/06/2019, 10:22:52 - Repórter: - Foto: Divulgação
Tags:

Congresso Brasileiro de Inovação da Industria

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação