Unidade de Zoonoses faz reunião com Bombeiros para tratar da captura de animais

O objetivo foi estabelecer critérios de encaminhamento de animais pelos Bombeiros para a Zoonoses

Saúde - 12/06/2019, 14:25:43 - Foto: Adelcio Ramos Barbosa

Ficou acertado entre Zoonoses e Bombeiros que a prioridade é o recolhimento de animais que colocam a população em risco

A Secretaria de Saúde, por meio da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), promoveu, na terça-feira (11), reunião com militares do Corpo de Bombeiros. O objetivo foi estabelecer os critérios de encaminhamento de animais pelos bombeiros para a Zoonoses. O intuito é dar prioridade ao recolhimento de animais que estão nas ruas e colocam a população em risco por serem agressivos.

A médica veterinária da UVZ, Taiza Gonçalves, explica que, na Unidade, é feita a destinação dos animais que chegam pelo Corpo de Bombeiros. “Sendo um animal realmente agressivo, a gente vai avaliar a situação para decidir qual o destino dele, se ele vai ser disponibilizado para a adoção ou se pode ser doado”, completa.

Segundo a funcionária do canil da UVZ, Gabriella Montaldi, é preciso que o Corpo de Bombeiros faça uma filtragem nas demandas de animais para mandar para a Zoonose. “Eles precisam avaliar se o animal tem necessidade de vir pra cá, se é um animal bravio, se é de uma raça perigosa ou se avançou em alguém. Só o animal solto na rua for de porte pequeno ou um vira-lata que não apresenta nenhuma periculosidade, não há necessidade de ser trazido para nós”, avisa.

Cabo do Corpo de Bombeiros, Camila Jardim de Souza destaca a importância desse encontro: “É fundamental essa união dos órgãos, e muito esclarecedor sabermos sobre essa legalização, esses critérios que nos foram passados, a competência de cada órgão, como a gente pode trabalhar juntos, com cada um fazendo a sua parte”.

O tenente Marcelo Augusto Goulart Santana afirma que as orientações passadas pela veterinária serão encaminhadas para a Central de Operações para que o Corpo de Bombeiros possa ter um filtro nas demandas de resgate de animais.

Texto da estagiária Milla Silva, sob supervisão de Lucas Santos

Saúde - 12/06/2019, 14:25:43 - Foto: Adelcio Ramos Barbosa
Tags:

Unidade de Zoonoses faz reunião com Bombeiros para tratar da captura de animais

 

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação