Profissionais de Saúde recebem capacitação para tratamento de caxumba, rubéola, sarampo e febre maculosa

Secretaria de Saúde ofereceu curso para aperfeiçoar os atendimentos aos pacientes que apresentem sintomas dessas doenças

Saúde - 10/06/2019, 16:32:44 - Foto: Fábio Silva

Profissionais das UPAs e do Complexo Hospitalar de Contagem passaram pela capacitação

A Secretaria de Saúde promoveu, na sexta-feira (7), um curso de capacitação para os profissionais das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e do Complexo Hospitalar de Contagem (CHC). As equipes receberam orientações e diretrizes para os atendimentos aos pacientes que apresentarem os sintomas da febre maculosa, sarampo e caxumba.

A médica infectologista Tânia Marcial destacou quais ações devem ser realizadas se chegarem casos de pacientes com suspeita de febre maculosa, que está ocorrendo principalmente no bairro Nacional: “Os exames de laboratório que devem ser solicitados e coletados, além da classificação do paciente para que possa começar o tratamento com antibiótico, para evitar que a pessoa evolua para as formas mais graves da doença”, afirma.

O diretor de Vigilância e Controle de Zoonoses, José Renato de Rezende Costa, explicou as medidas que estão sendo tomadas, juntamente com a Prefeitura de Belo Horizonte, sobre o surto de febre maculosa na regional Nacional: “Além de combater os carrapatos no terreno, com aplicação de cal, estamos pulverizando os cavalos com carrapaticida”.

Segundo a coordenadora de Enfermagem do Complexo Hospitalar, Betânia Claudiano de Oliveira, é relevante para os profissionais esse tipo de capacitação. “Estamos vivendo um momento em que várias doenças temáticas estão em evidência, então esse treinamento veio para fortalecer e capacitar, a ponto de termos uma equipe qualificada na ponta para fazermos os atendimentos e diferenciar essas doenças”, declara.

O gerente-geral da UPA Vargem das Flores, Wanderson de Oliveira, também aprovou a iniciativa da Secretaria de Saúde, ainda mais para os profissionais das UPAs que recebem um fluxo de pessoas muito grande diariamente. “Nós recebemos por dia 400 pacientes e entre eles pode haver algum paciente com suspeita de maculosa ou de sarampo. Essas capacitações são essenciais para a nossa equipe. Sempre”, conclui.

Fique atento aos sintomas

Em caso de apresentar quaisquer sintomas de febre maculosa, caxumba ou sarampo, é recomendado que o paciente procure a Unidade de Saúde mais próxima para que o tratamento possa ser administrado o quanto antes. Lembrando que a Unidade Básica de Saúde do Nacional é referência no tratamento dos pacientes com suspeita de febre maculosa da região.

Sintomas da febre maculosa

· Dores locais nas articulações, no abdômen ou nos músculos

· Febre, calafrios ou perda de apetite

· Náusea ou vômito

· Erupções na pele ou manchas vermelhas

· Dor de cabeça, erupção nos pés e nas mãos, sensibilidade à luz ou vermelhidão nos olhos

Sintomas do sarampo

· Manchas avermelhadas na pele, que começam no rosto e progridem em direção aos pés

· Febre

· Tosse

· Mal-estar

· Conjuntivite

· Coriza

· Perda do apetite

· Manchas brancas na parte interna das bochechas

Sintomas de caxumba

· Inchaço e dor nas glândulas salivares, podendo ser em ambos os lados ou em apenas um deles

· Febre

· Dor de cabeça

· Fadiga e fraqueza

· Perda de apetite

· Dor ao mastigar e engolir

Sintomas da rubéola

· Febre até 38ºC

· Secreção nasal, tosse e espirros

· Dor de cabeça

· Mal-estar

· Gânglios aumentados, especialmente próximos ao pescoço

· Conjuntivite

· Manchas vermelhas na pele que causam coceira

Texto da estagiária Milla Silva, sob supervisão de Lucas Santos

Saúde - 10/06/2019, 16:32:44 - Foto: Fábio Silva
Tags:

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação