IIª Mostra do Empreendedorismo, Negócio e Inovação ofereceu capacitações e oportunidades de negócios

Encerramento do evento contou com painéis sobre Marketing Digital, Industria 4.0 e Inovação no Varejo

Desenvolvimento Econômico - 03/06/2019, 15:23:45 - Repórter: - Foto: Paulo Pereira

Iniciativa buscou mostrar um pouco das empresas de Contagem e oferecer diversas possibilidades de capacitação

A IIª Mostra do Empreendedorismo, Negócio e Inovação de Contagem reuniu nos dias 28, 29 e 30 de maio, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedecon), expositores de pães artesanais, bijuterias, doces, salgados, objetos decorativos feitos em cabaças e pneus, roupas, produtos de beleza, artesanatos variados, entre outros. Fornecedores de ar condicionado, bebedouros e filtros e balões de mídia e diversas startups também estavam presentes no evento mostrando o leque de oportunidades que você encontra em Contagem.

A Mostra é uma iniciativa da Sala Mineira do Empreendedor que visou reunir, em um único local, empreendedores, poder público e entidades de fomento aos negócios, diminuindo a burocracia, agilizando processos e dando oportunidade à instalação e ao aperfeiçoamento de novos empreendimentos, bem como aumentar a competitividade e promover o desenvolvimento sustentável das empresas da região. Na oportunidade, interessados na área do empreendedorismo puderam ainda participar de capacitações.

Juliana Manzalli confecciona bijuterias finas há 10 anos e foi uma das participantes da Mostra. Segundo ela, estar em eventos como este dá mais visibilidade e reconhecimento ao trabalho. “Relacionamento é tudo. Quanto mais somos vistos e mais parcerias fazemos, mais crescemos. Pretendo estar presente nas próximas edições e fazer um movimento de divulgação dos próprios expositores para que mais pessoas visitem e conheçam os fornecedores”, disse.

O encerramento do evento contou com painéis sobre Marketing Digital, apresentado pelo professor da UNA Magno Martins. O Sebrae trouxe o tema Industria 4.0, apresentado por Guilherme Pereira, e Inovação no Varejo, com Victor Mota. Rodolfo Margato, do Banco Santander, falou sobre economia. A reforma da previdência foi um dos assuntos abordados pelo economista Rodolfo Margato, que ainda falou sobre os desafios de empreender no Brasil. “Quando olhamos para o ambiente de negócios no país, ele ainda é muito desafiador. Por isso que o empreendedor aqui tem que ser visto como um herói, porque é muito difícil empreender, dadas as condições do ambiente de negócios quando comparamos com outros países. Mesmo com este cenário, temos vários exemplos de empreendedores de sucesso nos mais diversos setores da economia. Iniciativas como esta da Mostra, que apoiam o empreendedorismo na capacitação, são fundamentais”, destacou.

Neste ano, mais de 50 empresas mostraram interesse em participar, inclusive empresas de grande porte. “A intenção é de realizarmos no ano que vem a primeira Feira de Indústrias em Contagem”, salientou a superintendente de Apoio ao Empreendedor e Pequenos Negócios, Cristina Romero. “Os fornecedores que participaram da Mostra demonstraram satisfação, interesse em participar de outros eventos e agradeceram pela oportunidade de terem um espaço gratuito para que apresentassem sem produtos, trocassem experiências e ainda fizessem negócios”, disse.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Sant Clair Terres, resume a intenção da IIª Mostra: “A Prefeitura quer fomentar a inovação e os negócios para uma Contagem mais competitiva e empreendedora. É uma iniciativa que buscou mostrar um pouco das empresas que temos, ofertar diversas possibilidades de capacitação e de estabelecimento de redes de networking”, pontuou.

Os participantes também tiveram disponíveis a Carreta Senac e o Sine Móvel Contagem com treinamentos, ofertas de vagas de emprego e oportunidades para agendamento de emissão de Carteira de Identidade e Carteira de Trabalho e de encaminhamento de procedimentos necessários para receber seguro-desemprego.

A Mostra contou com a parceria de empresas como Banco Santander, Sebrae, CDL, Senac, UNA, UNI-BH, Ativa Telecom e Complexo Itaú Power Shopping.

Desenvolvimento Econômico - 03/06/2019, 15:23:45 - Repórter: - Foto: Paulo Pereira
Tags:

IIº dia da Mostra do Empreendedorismo

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação