Contagem cria força-tarefa para combater a febre maculosa

As principais medidas adotadas foram a limpeza de toda a área infectada e o recolhimento dos cavalos

Regional Nacional - 03/06/2019, 17:29:44 - Repórter: - Foto: Lorena Campos

Os cavalos que estavam na área infectada foram recolhidos e já estão recebendo banhos de carrapaticida

A Prefeitura de Contagem constituiu uma força tarefa para combater o vetor da febre maculosa, o carrapato-estrela. Na segunda-feira (3), foi realizada uma coletiva de imprensa, no auditório da Prefeitura, quando foram divulgados detalhes sobre os casos que vitimaram dois moradores da Vila Boa Vista, na divisa com a região da Pampulha. Mais duas mortes estão sendo investigadas. As quatro pessoas são da mesma família. Outras 13 pessoas estão com os mesmos sintomas da doença.

Entre as medidas adotadas estão a limpeza de toda a área onde foram encontrados os focos dos carrapatos e o recolhimento dos cavalos para receberem banhos de carrapaticida – são necessários quatro banhos por animal. Em relação às capivaras, será feito um estudo pelas prefeituras de Contagem e Belo Horizonte para determinar quais ações serão realizadas.

Cássio Matias

O médico veterinário da Secretaria de Saúde de Contagem, José Renato de Rezende Costa (foto), relatou que intensificou o atendimento e as medidas preventivas no local. “Esse é um trabalho intersetorial que envolve diversas secretarias de Contagem, além da Prefeitura de Belo Horizonte. Estamos percorrendo a região, alertando a população”, anunciou. As ações contam com a participação da Prefeitura de Belo Horizonte devido à proximidade com a regional Pampulha.

A doença

A médica infectologista da Secretaria de Saúde, Tânia Marcial, ressalta que a doença se manifesta repentinamente e os sintomas podem ser confundidos com a dengue. “Febre alta, dor de cabeça, dor muscular, enjoo, manchas na pele… Por isso, é importante o histórico. A pessoa deve informar ao médico se esteve em algum lugar de risco (curral, parque ecológico, etc.)”, apontou Tânia Marcial.

A infectologista também faz um alerta à população: “Não se devem automedicar, pois poderá mascarar os sintomas da doença. Procurem a UBS mais próxima da residência”. A Secretaria de Saúde, por meio de equipes de infectologistas, determinou que a UBS Nacional II e III ficará exclusivamente para os pacientes que apresentarem os sintomas da Febre Maculosa.

Entenda o caso

O setor de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Contagem tomou conhecimento que, há cerca de um mês, 128 pessoas de uma mesma família se uniram para capinar e cercar um terreno na regional Nacional. A procura por atendimento começou em 22 de maio, quando os pacientes foram picados por carrapatos.

A Prefeitura de Contagem faz alerta para quem mora em áreas com possibilidade de existência do carrapato-estrela examinar o corpo a cada três horas, usar roupas claras e compridas, colocar barras da calça para dentro da meia e usar sapatos fechados.

Regional Nacional - 03/06/2019, 17:29:44 - Repórter: - Foto: Lorena Campos
Tags:

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação