Capacitação em políticas de igualdade racial é ministrada na Faculdade UNA

Curso reuniu conselheiros, equipe da Superintendência e interessados na temática, entre os dias 28 e 30

Direitos Humanos - 31/05/2019, 16:51:17 - Repórter: - Foto: Raquel Lopes

Participantes destacaram a importância de formações como esta na gestão de políticas públicas de igualdade racial

Curso de Políticas de Igualdade Racial reuniu conselheiros, equipe da Superintendência e pessoas envolvidas na temática, nos dias 28 a 30 de maio, na Faculdade UNA. Ministrado pela consultora da Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Simone Ribeiro, o curso teve duração de 14 horas e foi dividido em três módulos: Políticas Públicas de Ações Afirmativas, Políticas Públicas Relacionadas a Povos Tradicionais e Conhecimentos sobre o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir).

A consultora da Seppir, Simone Ribeiro, destaca que Contagem tem um grande diferencial: os gestores e pessoas que estão envolvidas com as políticas de promoção de igualdade racial têm muito entendimento sobre o assunto. “Por esse motivo, tivemos mais uma troca de conhecimento, mas também trouxemos algumas informações e instrumentos teóricos diferentes para trabalharem essa questão na prática, como a desnaturalização do fenômeno da questão racial. Também foi tratado sobre o que se tem no âmbito federal de políticas públicas para promoção de igualdade racial que pode ser replicado no município. Em Contagem, as pessoas envolvidas estão há muito tempo na luta e se qualificaram ao longo dos anos para estar desenvolvendo a política”, disse.

“Embora o Coletivo Negro, o Conselho, a Superintendência, entre outros movimentos envolvidos, estejam em um estágio avançado de conhecimento sobre as políticas públicas de igualdade racial, esse curso tem uma importância muito grande, pois vem para aprimorar esse conhecimento, uma vez que estamos vivendo uma espécie de retrocesso dentro das políticas públicas de igualdade racial, das questões de apoio às comunidades tradicionais e dentro das ações do povo afrodescendentes. Esse curso vem para contribuir, no sentido de as pessoas conhecerem os mecanismos que se tem dentro dos órgãos públicos federais. Com isso, podemos organizar e continuar a nossa luta”, disse o superintendente de Igualdade Racial, Jorge Antônio dos Santos.

O presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, João Pio, destacou a importância da formação: “Esses cursos têm como objetivo fazer com que as pessoas que estão na gestão de políticas públicas de igualdade racial possam conhecer os marcos legais que fundamentam essa política, o funcionamento dos órgãos de promoção de igualdade racial, entre outros, mostrando continuidade a essas ações que o município realiza. Foi fundamental esses encontros para maior alinhamento das pessoas que trabalham nessas ações da defesa dessas políticas. O importante é que quem participou tenha o papel de ser um multiplicador quando se trata de política de igualdade racial. Esperamos que essas ações continuem e também que haja a qualificação de mais gestões de município que estão executando as diversas políticas”.

Rita de Cássia, pertencente a vários movimentos de políticas de promoção de igualdade racial e representante do Fórum Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional dos Povos Tradicionais e Matriz Africana, também participou da capacitação. “Estamos sempre na luta. Onde se fala de promoção de igualdade racial, precisamos estar, sempre presentes para desconstruir esse fenômeno tão negativo que é o racismo. Aprendemos e trocamos informes e conhecimentos que temos nesse tipo de curso. Temos que acolher a todos, sem discriminação, sem perguntar de onde vem e para onde vai. A matriz africana acolhe a todos, sem distinção de cor, raça, etnia, orientação sexual e religiosa”, disse.

Direitos Humanos - 31/05/2019, 16:51:17 - Repórter: - Foto: Raquel Lopes
Tags:

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação