Conselho Municipal do Idoso recebe capacitação inédita

Curso orienta sobre captação de recursos, elaboração de projetos, marco regulatório e Cebas

Direitos Humanos - 30/05/2019, 10:37:08 - Repórter: - Foto: Divulgação

Conselheiros, equipe técnica e organizações da sociedade civil participam de capacitação durante três dias na Faculdade UNA

O Conselho Municipal do Idoso (Comic), órgão da Prefeitura de Contagem, iniciou, na terça-feira (28), uma capacitação para seus conselheiros, equipe técnica e organizações da sociedade civil ligadas ao idoso. O curso tem carga horária de 12 horas, sendo quatro horas por dia (28, 29 e 30 de maio). A capacitação é uma realização do Comic em parceria a Faculdade UNA, que cedeu o espaço de forma gratuita, a empresa Consultoria Colaborativa Soluções para o Terceiro Setor, que ministrou, gratuitamente, o curso de Captação de Recursos e Elaboração de Projetos, juntamente com o escritório de advocacia Nelson Willians, que tratou sobre Marco Regulatório e Cebas (Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social).

O presidente do Conselho, Marcos Wellerson, falou sobre o ganho para quem participa da capacitação. “O Comic, vendo a necessidade de nossos conselheiros em analisar os projetos do Fundo Municipal do Idoso e a dificuldade no entendimento do Marco Regulatório, conseguiu uma parceria com a Consultoria Colaborativa, que veio nos capacitar. É uma conquista histórica para o Conselho essa oportunidade, que pode acrescentar muito para todos os presentes”, afirmou.

Hosana Santi, consultora de captação de entidades filantrópicas da empresa Consultoria Colaborativa, comenta que a adesão foi muito positiva: “Percebi que o curso foi muito bem aceito e teve uma adesão muito grande por parte das instituições. O curso veio para atender essa demanda de informação, como captar, como elaborar um projeto, como fazer uma gestão de um projeto, como prestar contas, como desenvolver novas fontes de recursos em meio à crise para poder fazer um melhor trabalho social. Uma vez que capacitamos os gestores das instituições, damos condições para que eles possam sobreviver e desenvolver cada vez mais um trabalho social, além de mudar a realidade social de Contagem”.

O ex-presidente do Comic e atual conselheiro representante da sociedade Civil, Joaquim Gomes, acredita que a capacitação só tem a acrescentar a toda equipe envolvida. “Todos gostaram muito do primeiro dia da capacitação. Espero que os outros dias sejam bastantes proveitosos para elaboração dos projetos, conhecimento das leis, entre outros assuntos. Essa capacitação é de suma importância para toda equipe técnica, conselheiros e entidades”, disse.

Comic

O Conselho do Idoso é responsável pelo debate e pelo acompanhamento da política pública da área do idoso. Promove a articulação entre as entidades, o movimento organizado setorial e das secretarias do poder executivo, bem como do poder legislativo. O Conselho é composto por representantes da sociedade civil, governo e legislativo, o que possibilita identificar as reais necessidades advindas dos usuários idosos e fazê-las repercutirem junto aos gestores responsáveis. O Conselho é essencialmente um veículo de diálogo, um instrumento de democracia participativa e de inclusão social.

Direitos Humanos - 30/05/2019, 10:37:08 - Repórter: - Foto: Divulgação