Projeto Arte10 visita Atacir Costa, o “retratista dos boleiros”

Pinturas realistas traduzem as emoções e etapas da vida de atletas e personalidades

Cultura - 22/05/2019, 14:57:36 - Repórter: - Foto: Ronaldo Leandro

O atacante Bill, ex-América e hoje no Chiangrai United, da Tailândia, é um dos personagens recentes do trabalho de Atacir Costa

Uma explosão de sentimentos. Risos, lágrimas, suor e vibrações. Entre lances, dribles e comemorações, os pincéis deslizam sobre a tela para recriar momentos de êxtase e emoções. Um grito parece saltar da moldura, alcançando o mais distante coração incrédulo. Os olhares retratados demonstram o orgulho, a grandeza e as sensações das conquistas. Ao mesmo tempo que o aconchego do lar nos remete ao mais sublime sentimento de amor pela família.

Atacir Vicente Costa, morador de Contagem desde 2003, é quem nos brinda com sua obra, pautada exclusivamente nos “retratos da vida”. Graduado em Gestão Ambiental, o ex-cobrador e ex-motorista de ônibus descobriu o dom artístico ainda na adolescência, quando brincava com as tintas da mãe artesã (Dona Maria da Conceição) e criava suas primeiras telas. Aos 18 anos, iniciou sua vida no mundo das artes, através do contato com os “mestres” Márcia Nascimento, Mauro Rocha e JB Campos.

Especialista em pintura a óleo, Atacir Costa recria em seu trabalho os momentos de vida eternizados nas memórias de atletas, músicos e personalidades de Minas, do Brasil e do mundo. A defesa do goleiro Victor (Atlético) na conquista da Copa Libertadores de 2013, deu início à série Grandes Momentos, pinturas que contam a trajetória do clube naquele campeonato. As imagens são retratos fiéis dos atletas em seus principais momentos ao longo da disputa.

O trabalho realizado abriu as portas do mundo ao artista que, desde 2014, reproduz em suas telas as imagens de famosos, traduzindo as emoções sentidas em cada etapa de vida do “indivíduo”. Em pouco mais de seis anos, Atacir recriou esses momentos para mais de 280 pessoas, espalhadas pelo mundo. Personalidades da música (Eduardo Costa e Rogério Flausino), artes (o arquiteto Oscar Niemeyer), empresários (Alexandre Kalil) e principalmente atletas de futebol são alguns dos nomes já reproduzidos em suas telas. O mundo da bola é o mundo do artista atualmente. Grandes ídolos como Gilberto Silva, Ronaldinho Gaúcho, Diego Tardelli, Fábio e Fred também foram retratados nas telas de Atacir. E os jovens Deyverson (Palmeiras) e Richarlison (Everton-ING) também engrossam a lista de atletas.

Os trabalhos recentes mostram o mineiro Rosimar Amâncio, o conhecido atacante Bill, atualmente no Chiangrai United, da Tailândia, em momento de comemoração, e o meia-atacante Anselmo de Moraes (Al Wehda, da Arábia Saudita) ao lado da família.

Atacir Costa é o “retratista dos boleiros”, que colore os gols, as defesas e a vida dos artistas da bola. Sempre de “olho no lance” e com os pincéis em punho.

Contatos:

Facebook: Atacir Vicentti da Costa

Instagram: @atacircostapintor

Site: www.atacircosta.com

Projeto Arte10

O projeto Arte10 é um espaço mensal reservado para visitas a artistas de Contagem, em seus locais de trabalho, com o objetivo de criar uma nova “agenda” e dar visibilidade aos nomes e figuras importantes da cidade. Criado em 2017, o Arte10 trouxe um novo conceito de divulgação da cultura municipal.

Cultura - 22/05/2019, 14:57:36 - Repórter: - Foto: Ronaldo Leandro
Tags:

Projeto Arte10 visita Atacir Costa, o “retratista dos boleiros”

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação