Quinta Cultural, o “happy hour” que virou tradição, apresenta versos do cancioneiro popular

Programação traz o ritmo do forró e canções inspiradas nos vales do Jequitinhonha e Mucuri

Cultura - 21/05/2019, 16:00:34 - Repórter:

Seja ao pé de serra ou entre os acordes da viola, o Quinta Cultural traz em sua programação, para a noite de quinta-feira (23), os versos e poesias cantadas que compõem a música regional brasileira. Dos passos agitados do forró às canções inspiradas nos vales do Jequitinhonha e Mucuri, o regionalismo musical marca o compasso do TrioDe2 e de Tau Brasil, artistas que se apresentam nesta edição do projeto musical.

Criado em 2015, o TrioDe2 é essencialmente um trio de forró. Apesar de composto por dois músicos, o resultado sonoro de suas performances nos remete aos trios nordestinos, explicando a contradição apresentada no nome da banda. Com formação musical eclética de seus integrantes, tanto acadêmica quanto popular, o TrioDe2 não se limita a reproduzir apenas a sonoridade dos trios tradicionais. Além de músicas autorais, em seus arranjos elaborados, são apresentadas releituras de composições consagradas, nas quais elementos musicais de outras manifestações culturais se inserem, porém sem perder as características que permitem a identificação de seu repertório com o forró.

Tau Brasil é cantor e compositor, natural de Fronteira dos Vales, nordeste de Minas, Vale do Mucuri. Neto de repentista, sua música nos oferece imagens e melodias da vida simples do interior, de um Brasil puro e verdadeiro. O artista tem influências de tradições e lendas do norte e nordeste mineiro, especialmente dos vales do Mucuri e Jequitinhonha, regiões mineiras de reconhecida riqueza em cultura popular. Em sua trajetória artística, foi premiado em 16 festivais brasileiros da canção. De janeiro de 2004 a setembro de 2005, residiu em Portugal, apresentando-se em feiras, museus, projetos culturais e casas de espetáculos. Tau Brasil participou ainda de coletâneas lançadas pelas rádios Grande BH, Extra FM e Tropical FM, de São Paulo. Também participou dos discos “Alma do Povo” e “Cantigas do Vale”, lançados por Rubinho do Vale, e “Forró de Quintal”, do compositor Marcelo Vouguinha.

O Quinta Cultural é uma iniciativa para valorizar os artistas de Contagem, dando visibilidade e maior integração com os diversos públicos. As apresentações ocorrem a cada 15 dias, gratuitamente, resgatando a ideia de “happy hour” para todas as idades.

Serviço:

Quinta Cultural

23 de maio – 18h às 21h

TrioDe2 – interpretando o melhor do forró

Tau Brasil – música regional brasileira e canções inspiradas nos vales do Jequitinhonha e Mucuri

Estacionamento Centro Cultural – Praça da Jabuticaba

Rua Doutor Cassiano, 120 – Centro

Cultura - 21/05/2019, 16:00:34 - Repórter:
Tags:

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação